João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realizou mais de 103 mil exames por imagens em 2016

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017 - 15:57 - Fotos:  Divulgação

Com o objetivo de oferecer agilidade e rapidez aos pacientes que necessitam de atendimento de urgência e emergência, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena conta com os recursos do Centro de Diagnóstico de Imagens (CDI). Em 2016, o Centro realizou 103.525 exames. O número inclui o Hospital de Trauma e Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba – Htop, que funciona como retaguarda da unidade de saúde. Dentre os exames destacam-se: radiologia (75.739), ultrassonografia (4.845), endoscopia (1.034) e tomografia (21.907).

De acordo com a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI, Irinalda Dantas de Lima, a rapidez e a precisão deve-se a um trabalho de equipe focado na melhor assistência ao paciente. “Contamos com uma equipe própria, formada por médicos, tecnólogos, técnicos de enfermagem  e enfermeiros, disponível para auxiliar o diagnóstico no momento que o médico achar necessário. O CDI é o coração do Hospital de Trauma, uma vez que a maioria dos nossos pacientes são politraumatizados e precisam de um diagnóstico ágil, rápido e preciso”, destacou.

Para o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico, o CDI da unidade de saúde está totalmente adequado às necessidades dos usuários da instituição, oferecendo as melhores condições de atendimentos para os nossos pacientes.

O centro da unidade de saúde dispõe de uma equipe formada por 54 técnicos de radiologia, entre outras especialidades, divididos em radiologia, ultrassonografia, endoscopia e tomografia que facilitam o atendimento  aos pacientes com dificuldade de locomoção. “Funcionamos 24 horas, todos os dias da semana, e com profissionais treinados e qualificados para os mais variados exames”, disse a coordenadora.

Novo CDI - O novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foi inaugurado em setembro de 2016. O destaque é o novo aparelho de tomografia computadorizada, com digitalização das imagens. O equipamento tem capacidade de realizar mais de 100 exames diários, incluindo diagnóstico de crânio, tórax e abdômen.