Fale Conosco

25 de abril de 2014

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza treinamento mensal com funcionários



O Núcleo de Qualidade do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL), em João Pessoa, realiza todos os meses o ‘Encontro de Equipes para a Promoção da Segurança do Paciente’. O objetivo é tornar mais seguro o cuidado ao paciente. A cada mês, as reuniões realizadas no auditório da instituição, focam um diferente tema. O desenvolvido no mês de abril está relacionado às infecções associadas aos cuidados ao paciente.

De acordo com a palestrante, a enfermeira Maricélia dos Santos Patriarca, integrante  da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade de saúde, pode-se evitar as infecções associadas aos cuidados proporcionados ao paciente, através de práticas corretas, cumprimento dos protocolos da CCIH, especialmente a higienização das mãos, bem como a manutenção da limpeza dos equipamentos da unidade. “Se esses cuidados forem rigorosamente observados, a probabilidade de infecção é bastante reduzida”, ressaltou.

Segundo Suênia Ferreira, consultora do Núcleo de Qualidade do Hospital de Emergência e Trauma,  o trabalho que está sendo desenvolvido no mês de abril  proporciona um conhecimento a mais a respeito do cuidado mais seguro com o paciente: “Essas   palestras ministradas pela CCIH abordam as práticas mais adequadas no contato com o paciente, garantindo-lhe o máximo de segurança no que concerne à contaminação, evitando o surgimento de infecção hospitalar”.

Para Maria José Alencar, técnica de enfermagem, o tema escolhido para este mês é de muita importância: “O conteúdo apresentado reforça mais ainda as práticas que devem ser sempre observadas no cuidado ao paciente, pois diminuem consideravelmente o risco de infecção hospitalar”, afirmou.

Os colaboradores interessados em participar dos encontros podem fazer a inscrição no Núcleo de Recursos Humanos do Hospital, onde preencherá a ficha de inscrição.  Os participantes ganham certificados e concorrem a premiações.