Fale Conosco

9 de novembro de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza reunião com integrantes da Cipa



Mais uma reunião ordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena aconteceu na tarde dessa terça-feira (8), no auditório da unidade de saúde. Na pauta, foi abordada a preparação da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), prevista para ocorrer de 12 a 16 de dezembro.

De acordo com o presidente da CIPA unidade hospitalar, Eduardo Pinheiro, durante a realização da SIPAT diversas ações estão programadas, como por exemplo, palestras educativas referentes à prevenção de acidentes de trabalho, direitos trabalhistas, doenças ocupacionais como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), entre outros temas.

“Estamos preparamos uma programação com ações voltadas para a conscientização e melhoria da qualidade do trabalhador dentro do contexto do Hospital de Trauma. Além das palestras, teremos uma simulação de evacuação da unidade em caso de incêndio. E ainda está prevista campanha de vacinação contra difteria e tétanos (DT) e hepatites”, antecipou.

E para o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho será realizado o 1º Torneio de Futebol de Salão do complexo hospitalar.

Ações da CIPA 2016 – De janeiro a outubro deste ano, a Comissão desenvolveu ações na unidade como: campanhas de vacinação e de conscientização a respeito de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, cadastramento dos funcionários para o cartão SUS, treinamentos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e mais,  intervenção junto ao Serviço de Nutrição e Dietética do hospital no tocante à diminuição do tempo de espera na fila para o almoço, que foi reduzido em 80%, como também foi registrada redução de acidentes provocados por material perfuro cortante, de sete/mês para apenas dois.