Fale Conosco

19 de agosto de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra sobre orientação postural



Com o objetivo de orientar os servidores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, sobre a prevenção de problemas que afetam a coluna vertebral, foi realizada no auditório da instituição de saúde, palestra sobre orientação postural, ministrada pelo fisioterapeuta da unidade hospitalar Frederico Clemente. A iniciativa foi organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

“O ambiente de trabalho impõe ao profissional manter-se na mesma posição por muitas horas, seja diante do computador, na mesa de telefone ou em pé, obrigando-o a assumir posturas inadequadas que geram uma série de problemas como lordose, escoliose, cifose, entre outros”, esclareceu Frederico.

Ainda de acordo com o fisioterapeuta do complexo hospitalar, pode-se mudar os hábitos referentes à postura que promover conforto, como por exemplo, levantar da cama com cuidado, de lado; sair da cadeira onde passa o dia trabalhando, alongando braços, pescoço e mãos como forma de aliviar as tensões; evitar andar de elevador quando há opção de escadas e rampas, desde que não sejam poucos andares; manter postura ereta, posicionando-se na cadeira na qual trabalha de maneira que os ossos que formam o quadril fiquem bem apoiados no encosto; e, com relação aos pés, devem sempre estar firmes no chão.

A assessora de imprensa do hospital, Célia Rangel, falou sobre a palestra. “Foi muito esclarecedora, pois acredito que a maioria das pessoas têm problemas na estrutura da coluna, sendo boa parte causada pela postura incorreta e sentem dores. As dicas passadas por Frederico vão ajudar bastante para evitar e minimizar os sintomas apresentados”, frisou.

Também foi abordada a questão da tensão emocional como causa de dores nas regiões Cervical, Lombar, Torácica e Sacro-Coccígea. A psicóloga do SESMT, Magdeliny Lima, disse que há relação direta entre o estresse e problemas que afetam a coluna vertebral. Ela ressaltou que o SESMT está sempre voltado para o cuidado com a saúde do servidor do Hospital de Trama, promovendo eventos direcionados para a prevenção e promoção da saúde do trabalhador.

SESMT - O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho foi estabelecido pelo artigo 162 da CLT, “Consolidação das Leis do Trabalho” e regulamentado pela NR04, “Norma Regulamentadora 04”. É formado por uma equipe de profissionais da área da saúde: médico do trabalho, psiquiatra, psicólogo, enfermeira e técnicos do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde do trabalhador. O setor funciona todos os dias, durante 24 horas.