Fale Conosco

14 de junho de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra sobre benefícios do INSS



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou mais uma capacitação com seus funcionários, dessa vez, a palestra foi com a equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento aconteceu no auditório da instituição e contou também com a participação de acompanhantes de pacientes internos.

Quem abriu a palestra intitulada “Orientações sobre os benefícios da Previdência Social” foi o coordenador do setor de atendimento do INSS, José Wilker de Lucena Macedo, que apresentou os direitos e os benefícios que a Previdência oferece ao segurado. “Abordamos a princípio os direitos e benefícios campeões de dúvidas da Previdência da população”, frisou.

O evento tratou de concessão de aposentadorias (por invalidez, tempo de serviço e idade), auxílios (doença e reclusão), licença maternidade, além do Benefício por Prestação Continuada (BCP). Segundo a técnica de Seguro Social do INSS, Sandra Muniz Benevides, do lado da população, as dúvidas são sobre os caminhos para solicitação do benefício e documentação a ser apresentada. “A orientação é que o cidadão faça a regularização preventiva da documentação”, ponderou.

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Neuma Ribeiro, há uma ânsia muito grande dos pacientes que entram na unidade de saúde – principalmente acidentados de motocicletas –, por informações acerca de seus direitos e por isso o convite ao INSS. Também o intuito foi capacitar as assistentes sociais para novas normas da Previdência. “Entendemos a necessidade das profissionais estarem antenadas para novas regras do INSS, porque a procura é grande por parte dos pacientes e acompanhantes. Existe o direito social, a seguridade social, o amparo social e diversos benefícios que nem todos têm o direito de receber e eles têm uma carência muito grande por estas informações”, esclareceu.

A assistente social Vânia Melo considerou o evento bastante significativo, porque esclareceu muitas dúvidas do nosso cotidiano. “Como a gente se depara muito com a questão de acidentados, a palestra foi bastante produtiva, tirou dúvidas que no cotidiano vamos conseguir esclarecer com muito mais eficiência e eficácia aos usuários do Hospital de Trauma”, comentou.