Fale Conosco

29 de março de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra sobre atendimento de emergência à criança



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nessa terça-feira, 28, uma palestra com o tema “Atendimento inicial de emergência à criança – Avaliação Primária e Secundária e Parada Cardiorrespiratória”. A capacitação contou com uma exposição teórica e exercícios práticos, e foi ministrada por integrantes do Batalhão de atendimento pré – hospitalar, do Corpo de Bombeiros, Aspirante Diego Sousa e Soldado Leonardo dos Santos.

Na ocasião, foram tratados alguns tópicos como as particularidades de traumas em crianças, o contexto psicológico e social dessas ocorrências, a importância de uma avaliação primária eficaz – para que a recuperação e reabilitação possam ocorrer da melhor forma – e os novos protocolos para reanimação cardiorrespiratória.

“O corpo da criança ainda está em desenvolvimento e para evitar sequelas, na medida do possível, é preciso que os profissionais estejam capacitados para realizar esses procedimentos corretamente”, explicou o Aspirante Diego Sousa.

A técnica de enfermagem Jacqueline Cabral afirmou que a capacitação mostrou as mudanças nos protocolos e novas técnicas e, assim, trouxe novos aprendizados. “Esse tipo de iniciativa serve para nos ajudar a evoluir na área da saúde e a adquirir mais conhecimento e experiência, melhorando a nossa prática”, ressaltou.

“Os profissionais precisam acompanhar as atualizações dos protocolos referentes a politraumatizados e pacientes clínicos cardíacos, além de entender os processos pré-hospitalares, para assim dar continuidade ao tratamento intra-hospitalar. Essa palestra é uma oportunidade para fazer isso.”, destacou o Soldado Leonardo dos Santos.