Fale Conosco

9 de abril de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza oficinas com acompanhantes de pacientes



Dando continuidade aos trabalhos de humanização desenvolvidos pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, o Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos (Nece), em parceria com o setor de Serviço Social da instituição, realizou,  nessa quarta- feira (8) uma ‘Oficina de Caixas Decorativas’. O curso aconteceu na própria unidade de saúde e foi destinado exclusivamente às acompanhantes de pacientes internados no hospital.

De acordo com Francisca Neuma Ribeiro, coordenadora do Serviço Social, o espaço permite às acompanhantes saírem um pouco da rotina hospitalar. “Além de aliviar o estresse dos acompanhantes, o trabalho também promove a interação entre os participantes, possibilita a descoberta de talentos e ainda desperta o lado empreendedor, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento emocional”, explicou.

Efigênia Lino, coordenadora do Nece, acrescentou que a iniciativa propicia momentos de lazer e acolhimento para as acompanhantes que, muitas vezes, passam semanas com seus enfermos. “O foco do projeto é a humanização. Durante alguns momentos, elas saem do ambiente de enfermarias e são acolhidas de forma especial, com entretenimento”, ressaltou.

Segundo Aline Santos, de  36 anos, acompanhante da mãe internada no Hospital de Trauma há uma semana, em decorrência de uma cirurgia realizada no membro  superior motivada por uma queda, sair um pouco da rotina de internação é ótimo. “Enquanto participamos das oficinas de artesanato, desfrutamos de um clima de alegria que nos dá força para continuar na luta diária dentro da unidade de saúde”, afirmou.

O Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos do Hospital de Emergência e Trauma programou outras oficinas que serão ministradas até o fim deste ano, como por exemplo, biscuit, fuxico, produção de peças com temas natalinos, entre outras.