Fale Conosco

28 de abril de 2014

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza exibição de filmes para acompanhantes



Com o objetivo de minimizar a tensão e o cansaço dos acompanhantes dos pacientes do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, o Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos – Nece – da unidade hospitalar está realizando, quinzenalmente, o projeto ‘Cine Pipoca’, com exibição de filmes motivacionais e de comédia. São momentos de entretenimento que contribuem para descontrair e aliviar o estresse.

De acordo com Efigênia Lino, coordenadora do Nece, a ideia de realizar o projeto visando os acompanhantes surgiu da necessidade de proporcionar-lhes uma atenção especial: “O foco do projeto ‘Cine Pipoca’ é a humanização. Durante alguns momentos eles saem do ambiente de enfermarias e são acolhidos de forma especial, com entretenimento”, ressaltou.

A partir da elaboração do projeto, a coordenação do Núcleo de Estágios, em parceria com as coordenações dos setores de Psicologia e Serviço Social fizeram um trabalho junto aos acompanhantes. Foi o momento de convidá-los para participarem do ‘Cine Pipoca’. A receptividade por parte deles foi bastante positiva e mostraram-se bastante interessados.

Segundo Maria Zacaria, de 61 anos, acompanhante do neto internado no Hospital de Trauma há um mês em decorrência de uma cirurgia realizada no membro inferior esquerdo motivada por um acidente de moto, sair um pouco da rotina da enfermaria é ótimo: “Enquanto assistimos aos filmes e comemos pipoca, desfrutamos de um clima de alegria que nos dá força para continuar na luta diária dentro da unidade de saúde”, afirmou.

Plano de ações 2014 – O projeto ‘Cine Pipoca’, entre outros, faz parte do plano de ações 2014 elaborado pela gestão pactuada com a Cruz Vermelha Brasileira.