Fale Conosco

16 de maio de 2018

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza eventos em homenagem à Semana da Enfermagem 2018



P 20180514 143213 vHDR Auto 270x151 - Hospital de Trauma de João Pessoa realiza eventos em homenagem à Semana da Enfermagem 2018Dando continuidade à Semana da Enfermagem do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, ambos em João Pessoa, foram realizadas algumas atividades para comemorar o evento. A gerência de Enfermagem preparou um Café com Arte e uma palestra sobre qualidade de vida para os colaboradores, nessa segunda (14) e terça-feira (15), respectivamente.

De acordo com a gerente de Enfermagem, Tatiana Penaforte, a iniciativa tem como objetivo a valorização desse colaborador. “Estamos proporcionando aos funcionários, ao longo da semana, diversas atividades para aliviar o estresse da rotina de trabalho, bem como capacitações visando à atualização e qualificação dos profissionais”, salientou.

P 20180514 143246 vHDR Auto 270x151 - Hospital de Trauma de João Pessoa realiza eventos em homenagem à Semana da Enfermagem 2018Na segunda-feira (14), os colaboradores puderam participar do Café com Arte em parceria com o Projeto Viver Bem – que é uma feira de trocas de livros com café e roda de conversas-, além de sorteio de livros para os participantes. Para o colaborador, Pedro Costa, a leitura consente em troca de saberes. “Ler é fantástico, porque nos permite expandir o nosso mundo, novos horizontes e nos faz muito bem”, frisou.

A enfermeira e idealizadora do projeto, Germana Gonçalves, lamentou que a sociedade esteja perdendo o prazer pela leitura. “Acredito que o tempo corrido, o imediatismo e as tecnologias têm contribuído para o afastamento da leitura. E nosso projeto quer justamente resgatar essa prática prazerosa e proporcionar bem estar para pessoas, evitando doenças psicossomáticas”, concluiu. O sucesso foi tanto que o projeto continuará acontecendo na instituição, uma vez por mês.

Já nessa terça-feira (15), foi realizada uma palestra para os colaboradores com o tema ‘Qualidade de vida nos dias atuais: prevenindo a depressão’. Germana – que proferiu a palestra-, comentou que é assustador os números de pessoas com depressão. “A doença atinge todas as idades e pequenos gestos ou atitudes diárias, como por exemplo, reeducação alimentar e prática de atividades físicas, podem fazer toda diferença”, frisou.  Gonçalves, também aproveitou e deu dicas para diminuir o estresse e evitar a depressão: dedicar 20 minutos do seu dia para pensar, ler um livro ou fazer algo prazeroso.

Segundo o colaborador, Daniel Vieira, a palestra foi muito interessante. “Realmente no corre-corre da vida esquecemo-nos de parar uns segundos para refletir, fazer algo bom para alguém ou para nós mesmos, pensando nisso, vou voltar a malhar hoje para não cair na armadilha do estresse futuramente”, comentou.

As homenagens a Semana da Enfermagem se iniciaram na última sexta-feira (11), com um delicioso café da manhã, serviços de beleza e saúde, além de sorteio de brindes. E o evento será encerrado, nesta quinta-feira (17), com massagens relaxantes para os profissionais.