Fale Conosco

19 de setembro de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza curso na área de instrumentação cirúrgica



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está realizando o curso “Capacitação em Instrumentação Cirúrgica” para enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no bloco cirúrgico da unidade. O curso, que começou no último dia 27 de agosto e será concluído no próximo mês de dezembro, tem carga horária de 120 horas.

“Em virtude do número de funcionários, da demanda e complexidade dos procedimentos cirúrgicos, faz-se necessária a capacitação dos profissionais do serviço que trabalham na área de instrumentação”, explicou a coordenadora de enfermagem do bloco e uma das facilitadoras, Roberta Amador.

A capacitação está acontecendo aos sábados, no auditório da unidade hospitalar e está dividida em teoria e prática.  A partir do próximo dia 24, será trabalhado o módulo teórico-prático, com a abordagem do conceito de assepsia e antissepsia; treino individual de degermação das mãos (escovação); técnica de calçar as luvas; paramentação; treinamento de montagem da mesa, entrega do instrumental cirúrgico e simulação de cirurgia.

O técnico de enfermagem do bloco cirúrgico da instituição, José Ewerton Fabrício, falou sobre a importância do curso: “Sinto-me muito gratificado por estar aprimorando meus conhecimentos e contribuindo mais ainda para o trabalho realizado por todos os profissionais do setor”.

Com relação à avaliação, será feita em dois momentos: no primeiro, o aluno se submeterá à prova teórica referente a todo o conteúdo estudado. Já no segundo momento, será avaliado o desempenho durante o estágio supervisionado no bloco cirúrgico do complexo hospitalar.

Certificação – Os participantes do curso que obtiverem 75% de frequência receberão certificado emitido pelo Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).