João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividade em alusão ao Outubro Rosa

quinta-feira, 15 de outubro de 2015 - 18:36 - Fotos: 

Os colaboradores e acompanhantes dos pacientes internos no Hospital  Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram,  na tarde desta quinta-feira (15), no auditório da instituição, de uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. A ação contou com a parceria da ONG Amigos do Peito da Paraíba e fez parte das atividades do Outubro Rosa desenvolvidas na unidade de saúde.

Fátima Lucena, membro fundadora da ONG Amigos do Peito, explicou a importância desse tipo de atividade. “Muitas mulheres deixam sempre para depois os cuidados com a saúde, por causa dos compromissos profissionais, familiares e outros. Com  as palestras  abre-se  o diálogo  e as portas da prevenção ao câncer. A doença não é uma sentença de morte, mas temos que nos cuidar sempre. O diagnóstico precoce salva vidas”, enfatizou.

Na ocasião, os participantes puderam tirar suas dúvidas nos âmbitos da prevenção, cuidados e do direito. “Gostei muito de participar dessa atividade, pois foram quebrados  alguns paradigmas que tinham sobre a doença, além disso,  foram esclarecidas dúvidas na área jurídica, no que se refere aos direitos  que os portadores de câncer têm”, ressaltou  a técnica de enfermagem, Gabrielle de Melo.

Maria da Luz Guia, que acompanha sua filha  interna no hospital,  disse  que a palestra foi muito informativa. “Não sabia da importância do autoexame e da necessidade de sempre procurar um médico para prevenir o câncer. Descobri que faço parte do grupo de risco, pois tenho familiares com a doença, por isso vou o mais rápido procurar orientações médicas”, falou.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos da patologia, alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença  responde, hoje, por cerca de 25% dos  novos casos a cada ano.