Fale Conosco

17 de junho de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa qualifica equipe sobre queimaduras



“Avanço no Tratamento de Queimaduras” esse foi o tema da palestra realizada nessa quinta-feira (16), no auditório do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, como parte da programação da campanha de prevenção de queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre”, promovida durante todo mês de junho pela unidade hospitalar.

Apresentado pelo cirurgião plástico Flávio Nudriz Novaes, coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados da Santa Casa de Limeira (SP), o evento deu destaque ao que ocorre nas primeiras 24 horas com as vítimas queimaduras. “As orientações a respeito da assistência nesses tipos de ocorrência passam pelo reconhecimento do tipo de ferida traumática, grau de gravidade e extensão. Nesses casos, o conceito de precocidade no atendimento é determinante para o tratamento”, explicou.

O coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do complexo hospitalar, Saulo Montenegro, falou sobre a importância da iniciativa. “Durante a realização da campanha de prevenção contra queimaduras, nossa equipe desenvolve diversas ações, entre elas destacamos a participação de profissionais de outros estados trazendo os últimos avanços no que se refere às queimaduras”, ressaltou.

“A direção do Hospital de Emergência e Trauma está sempre pronta para apoiar eventos desse nível, pois possibilita maior conhecimento técnico, o que, consequentemente, reflete na melhor assistência ao paciente vítima de queimaduras”, frisou a diretora técnica da instituição de saúde, Sabrina Bernardes.

A palestra teve a participação da equipe de enfermagem da UTQ. Enfermeiros e técnicos de enfermagem do setor mostraram-se satisfeitos com o que foi apresentado.