João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa promove palestra sobre Seguro DPVAT

quinta-feira, 16 de junho de 2016 - 10:45 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – DETRAN-PB promoveu a palestra ‘Atualização sobre o DPVAT’, nessa quarta-feira (15), no auditório da instituição, para funcionários e acompanhantes.

O diretor administrativo do Hospital de Trauma, Sidney Schimid, lembrou que o trabalho da unidade de saúde é na maioria em decorrência a acidentes de trânsito. “O seguro DPVAT ampara as vítimas após o acidente. O que precisamos, na verdade, é de um trabalho de educação e esclarecimento da população para evitar que o acidente aconteça”, completou.

Para o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, o evento foi importante para esclarecer dúvidas e aprofundar mais o assunto com a população. Ele ratificou que o mais importante é preservar a vida, que é um direito garantindo na Constituição Federal (CF). “Além dos esclarecimentos do DPVAT, o nosso objetivo maior é a prevenção do acidente e uma das soluções seria a educação do trânsito nas escolas. Queremos evitar as dores nos lares das famílias brasileiras. São 40 mil mortes ao ano segundo as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – números que se comparam a uma guerra. É lamentável e queremos diminuir esses dados já evitando o acidente”, ponderou.

Já o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores da Paraíba (Sindecfc-PB), Claudionor Fernandes, acredita que mesmo com a tecnologia ainda existe muita gente que desconhece esse seguro, seus direitos e são até enganadas, por isso é tão importante palestras sobre esse assunto.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, parabenizou o Hospital de Trauma pela iniciativa e pretende ampliar para outros hospitais da rede estadual. “Os aparelhos de segurança e os atores da Segurança Pública podem mensurar as estatísticas de trânsito, mas não pode mensurar as pessoas que conseguimos salvar no dia a dia na educação de trânsito. Estamos esclarecendo a família do Hospital de Trauma principalmente as assistentes sociais tudo sobre o DPVAT, e acreditamos quanto maior o esclarecimento sobre os direitos, mais pessoas serão beneficiadas”, frisou.

Jonathan Barbosa, advogado especialista em Direito Processual e Direito Criminal, foi o palestrante do evento. Ele além de explicar o fim social do seguro, que é um direito de todo o cidadão, enfatizou que muitas pessoas não têm nenhum conhecimento sobre o DPVAT, muito menos sobre suas coberturas, valores de indenização, procedimentos para dar entrada aos processos, entre outros tópicos.

DPVAT - É um seguro de responsabilidade civil pago obrigatoriamente por todos os proprietários de veículos terrestres. Ele cobre danos pessoais vausados por veículos automotores de via terrestre, isto é, garante indenizações às vítimas de acidentes de trânsito. As indenizações são obtidas em três circunstâncias: morte; invalidez permanente; e em casos de acidentes que tenham gerado despesas médicas e hospitalares.