Fale Conosco

6 de outubro de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa promove palestra para bombeiros



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, promoveu uma palestra para as equipes do Corpo de Bombeiro Militar do Estado sobre a importância e a eficácia da Pactuação da Rede de Urgência Emergência da Paraíba. A atividade aconteceu no auditório da instituição e sensibilizou os profissionais sobre os protocolos, visando a agilidade e melhoria no atendimento de urgência e emergência.

O diretor técnico da unidade de saúde, Edvan Benevides, explicou a importância desse acordo no processo da assistência humanizada. “Didaticamente, explicamos sobre a Pactuação para que as equipes não tenham constrangimento ou dúvidas para onde direcionar os pacientes, e assim estes não sofram se locomovendo de um lugar para outro comprometendo o atendimento”, frisou.

Para a capitã Sabrina Silva, o evento foi muito proveitoso “A palestra serviu para formalizar uma prática que já existia nos nossos serviços. Foi bem esclarecedor saber como funciona essa Pactuação entre os hospitais. Hoje não temos mais dúvidas quanto os encaminhamentos das vítimas até as unidades hospitalares”, disse.

A coordenadora da rede de Urgência e Emergência na Paraíba, Rafaela Marinho, afirmou que essa parceria do Governo do Estado com os serviços pré-hospitalares vai ser contínua, com diálogo entre os serviços e a população. “A preocupação hoje é que trabalhemos de forma humanizada”, comentou.

Já o representante do Ministério da Saúde, Daniel Beltrammi, acredita que a integração com o Samu, Corpo de Bombeiro e PRF é uma chance de organizar os procedimentos antes da admissão do paciente ao hospital, ou seja, mais chances de salvar vidas. “Se não houver um cuidado adequado prévio, o atendimento hospitalar pode ser prejudicado, por isso temos que ajustar os nossos procedimentos”, completou.