Fale Conosco

26 de setembro de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa promove curso sobre arquivamento e gerenciamento documental



Ao pensar em uma instituição de saúde, geralmente, os funcionários da assistência são os mais lembrados. No entanto, uma equipe administrativa bem preparada também é essencial para o seu bom funcionamento. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena deu início, na tarde desta terça-feira (26), ao curso Técnicas de Arquivamento e Gerenciamento Documental, promovido em parceria com a Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep).

O mestre em Ciências da Informação, Isaac Newton Cesarino, responsável por ministrar o curso, explicou que todos os colaboradores de uma instituição devem estar qualificados para aplicar o que é referente às legislações e aos códigos. “É primordial que todo e qualquer servidor, principalmente de uma equipe multiprofissional, esteja apto a conhecer aquilo que é direito e dever do cidadão, do paciente, já que estamos falando de saúde. Todos estão envolvidos em trabalhos interrelacionados e devem ter conhecimento de várias questões fundamentais, como a Lei de Acesso à Informação”, destacou.

Distribuído em três dias, o curso tem o intuito de apresentar, além de conceitos da arquivologia, os métodos de arquivamento mais adequados, de acordo com as demandas da unidade de saúde e de cada setor, realizando também uma análise do trabalho que já é feito, buscando de melhorias. Tendo isso em vista, a funcionária da Coordenação das Recepções, Rayane Félix, ressaltou a importância de momentos como esse. “Faço o curso de arquivologia na faculdade e essa é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento para o meu trabalho. Capacitações como essa chamam a atenção do colaborador, principalmente quando estão ligadas com a nossa área de atuação ou de estudo”, pontuou.

Maria do Socorro Quintans, responsável técnica da Espep, enfatizou que a prestação de um bom serviço e de um bom atendimento é resultado de uma instituição que conta com profissionais bem instruídos. “Nosso objetivo é a formação do servidor público estadual, para que ele tenha um bom desempenho na sua instituição. Isso aumenta o saber do colaborador, mas, na medida em que ele estuda e se aperfeiçoa, está trabalhando também em benefício dos usuários”, salientou.