Fale Conosco

6 de agosto de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa promove campanha sobre segurança de medicamentos



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, promove durante o mês de agosto, a campanha Segurança na Cadeia Medicamentosa, com informação e debates. O objetivo é reforçar, com as equipes da Assistência, a importância do cuidado redobrado na seleção, aquisição, armazenamento, prescrição, dispensação e administração dos medicamentos, para que se encaixem nas diretrizes do Plano Nacional de Segurança do Paciente.

Durante a campanha, os profissionais do complexo hospitalar vão ter a oportunidade de participar de palestras, treinamentos, cabine de exercício e gincana. A campanha vai enforcar ‘nove certos’ da Medicação, que são: paciente, medicamento, via, hora, dose, documentação, razão, forma e resposta certa. Também serão distribuídos boletim informativo e mensagens radiofônicas reforçando o assunto.

Nessa quinta-feira (6), os funcionários puderam participar de um treinamento sobre a Segurança na Cadeia Medicamentosa. Depois da exibição foram montadas equipes para discutirem as possíveis falhas e o que fazer para melhorar a situação exposta.

Para Suênia Ferreira, coordenadora do Núcleo de Qualidade, no ambiente hospitalar o menor descuido pode ser fatal. “A prevenção e monitoramento das atividades e estrutura é a melhor maneira de garantir a segurança do paciente. Vamos reforçar este cuidado durante todo o mês para evitar possíveis falhas”, frisou.

A coordenadora do setor de Farmácia da instituição, Francisca Estrela, reforçou que a campanha sustenta a prevenção de possíveis falhas durante o processo da cadeia medicamentosa, que vai desde a dispensação pela equipe da Farmácia até a administração no paciente pela Enfermagem. “As ações pretendem garantir o uso racional das medicações e prevenir erros que possam causar danos ao paciente”, comentou a farmacêutica.