Fale Conosco

27 de novembro de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa lança cartilha para acompanhantes e visitantes



As normas e rotinas de um hospital parecem complicadas. Pensando nisso, Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio do Núcleo de Qualidade da instituição elaborou uma cartilha com dicas para que todos saibam sobre os cuidados pertinentes para a recuperação do paciente e para o controle das infecções.

Para o diretor técnico da unidade de saúde, Edvan Benevides, atender bem é um princípio básico em qualquer instituição de saúde. “Foi pensando em uma saúde preventiva, que a atual gestão, através da Secretaria Estadual de Saúde, vem trabalhando através de cursos e seminários na qualificação profissional, já que a atenção dada é o primeiro passo para a solução do problema. Por isso, acabamos de produzir um folder com orientações gerais para os acompanhantes e visitantes do paciente, que recebem o pequeno guia de como proceder dentro do hospital”, frisou.

Segundo a diretora de assistência médica, Sabrina Bernardes, a prevenção é quase tão importante quanto o tratamento médico. “Os países de primeiro mundo investem muito na saúde preventiva e os números comprovam que prevenir é melhor que remediar. A atenção e orientação inicial dadas por um profissional de saúde ao cidadão muitas vezes reduzem em muito o tempo do tratamento ou até mesmo na escolha do médico especialista”, completou.

A consultora Marcela Paulino, uma das idealizadoras da cartilha, explicou que o material já existia, contudo, precisava ser atualizado, visando um melhor entendimento por parte dos usuários. “Por meio da cartilha, nossos acompanhantes e visitantes conhecerão melhor nossa instituição e suas normas, e isso reflete positivamente na humanização e segurança do nosso paciente”, ressaltou.