João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma lança campanha de prevenção de queimaduras

terça-feira, 11 de junho de 2013 - 09:55 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, lança oficialmente nesta terça- feira (11), a 11ª Campanha de Prevenção de Queimaduras “Marcas que Ficam para Sempre”. A solenidade acontece, às 15h, no auditório da instituição, e visa orientar e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes.

No ano de 2012, a unidade recebeu 1.258 vítimas de queimaduras, sendo 139 só no mês de junho. De acordo com Saulo Montenegro, a campanha de prevenção visa contribuir para diminuir os números de atendimentos de queimados. “Notamos que os números de entradas no hospital vêm diminuindo ano após ano, contudo, acreditamos que só por meio da educação conseguiremos reduzir ainda mais esse quadro”, enfatiza.

Durante todo mês de junho, haverá distribuição de panfletos e folders com orientações sobre prevenção, palestras em escolas públicas da Capital e recomendações sobre a utilização de fogos de artifícios em pontos de vendas da cidade. “As ações vão acontecer dentro e fora do hospital e representam um esforço do Governo do Estado e da Cruz Vermelha Brasileira como medida preventiva deste tipo de ocorrência que, quando não mata, causa danos irreversíveis à saúde das vítimas”, declarou a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Andréa Borges.

Programação – As atividades externas da campanha de prevenção de queimaduras seguem na quarta-feira (12) com duas panfletagens, a partir das 7h, no Busto de Tamandaré na praia de Tambaú, e das 16h no Ginásio Ronaldão no bairro do Cristo Redentor.

No dia seguinte (13), estão previstas atividades educativas em escolas do José Américo, na Capital. A programação da campanha prossegue, no próximo dia 18, com uma palestra sobre prevenção de queimaduras, às 14h, no auditório do Hospital de Trauma.

No encerramento da mobilização, que acontece no dia 1º de julho, haverá uma coletiva de imprensa com a finalidade de apresentar as estatísticas de atendimentos às vítimas de queimaduras que foram atendidas na unidade de saúde.