João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa lança campanha alusiva ao Abril Verde

terça-feira, 25 de abril de 2017 - 10:37 - Fotos:  Secom-PB

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena deu início, nessa segunda-feira (24), à campanha do Abril Verde, que visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais. A primeira palestra da semana reforçou a conscientização dos colaboradores a respeito da importância da lavagem de mãos e do não uso de adornos.

Wilcelia Queiroz, infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), afirmou que a higienização das mãos é um dos protocolos mais importantes em nível de hospital para prevenir contaminações. “Devemos evitar que as mãos dos profissionais de saúde levem alguma bactéria para aquele paciente, que está com a imunidade baixa”, frisou.

Também foi abordada a segurança dos colaboradores e daquelas pessoas que convivem com eles. O técnico em segurança do trabalho e atual presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Arlen Vinícius, explicou que essa é uma iniciativa de valorização do funcionário. “O principal risco é a contaminação cruzada que, tendo em vista o sistema imunológico da pessoa, pode ocorrer entre um funcionário e seu familiar, por meio de alianças, relógios, pulseiras e cordões, por exemplo”, ressaltou.

A psicóloga Magdellyni Lima, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), destacou que a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde do paciente e do profissional. “Como o dia 28 de abril é dedicado em memória às vítimas de doenças e acidentes de trabalho, decidimos, nessa última semana do mês, trazer e tratar desses temas tão relevantes para a saúde do trabalhador” sublinhou.

Abril Verde – Essa campanha já vem sendo realizada há três anos pela instituição e, este ano, contará com uma semana de atividades, movimentando vários setores da unidade de saúde e promovendo palestras, vacinações, ginástica laboral e avaliação médica e nutricional.