Fale Conosco

4 de maio de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa investe em tecnologia para agilizar diagnósticos



O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é o primeiro hospital público do Estado da Paraíba a utilizar o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). Essa tecnologia permite digitalizar, armazenar e consultar em redes todas as imagens de tomografias realizadas nos pacientes da unidade hospitalar. Com esse mecanismo, os profissionais podem acessar todos os dados de seus próprios equipamentos portáteis como notebooks, smartphones e tabletes ou em qualquer computador. A ação visa dar mais dinamismo e eficiência aos atendimentos.

Essa ferramenta também faz parte do plano de sustentabilidade do Hospital de Trauma, que tem como objetivo diminuir os impactos ambientais. A instituição conta com a Tecnologia da Informação (TI) Verde que contribui para o desenvolvimento sustentável. “Além de todos os benefícios com relação à educação, pesquisa e assistência, a tecnologia proporciona uma economia para o hospital, no que se refere aos processos e insumos gerados, já que o projeto implica na diminuição de impressões de exames, laudos e fichas”, afirma Hesley Magno, coordenador da TI.

O diretor técnico do hospital, Edvan Benevides, esclareceu que o PACS vai além de um sistema de armazenamento de imagem, é uma ferramenta de gestão clínica.  “O Sistema otimiza a redução do gasto hospitalar, devido à digitalização dos exames, evitando sua impressão, bem como permite uma discussão clínica dos exames com outros profissionais de saúde, em qualquer parte do país, dando uma visão ampla do quadro do paciente. Acredito que é o primeiro passo para a telemedicina”, enfatizou.

O médico e coordenador do setor de neurocirurgia do Hospital de Trauma, Gustavo Patriota, ressaltou os ganhos com a implantação do sistema para os profissionais e usuários. “Com a implantação desse novo mecanismo, vamos agilizar o acesso ao exame, permitindo um diagnóstico mais ágil.  Outra vantagem é que o PACS dá condição ao profissional de saúde, no momento do procedimento cirúrgico de acompanhar o histórico do paciente proporcionando eficácia ao sucesso do tratamento”, disse.

PACS (Picture Archiving and Communication System - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) é uma tecnologia de imagiologia médica que oferece armazenamento econômico e acesso conveniente a imagens de várias modalidades (tipos de máquinas de origem). O PACS é um sofisticado conjunto de computadores, periféricos e aplicativos que podem ser conectados a todas as modalidades de dados digitais como medicina nuclear, ultrassonografia, tomografia dentre outros.