Fale Conosco

31 de agosto de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa implanta visita multiprofissional em enfermarias



Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, implantou na rotina de atendimento a visita multidisciplinar. A iniciativa consiste na passagem conjunta dos diversos profissionais da equipe assistencial por cada paciente, com vista a coordenar o seu cuidado diário, checar os riscos e medidas de prevenção, além de articular o acolhimento do paciente e familiares.

Fagner Dantas, gerente médico da instituição, ressaltou a importância da iniciativa. “A ação tem como propósito avaliar e cuidar do paciente como um todo, nos aspectos patológicos que já traz de casa, como problemas de diabetes, problemas de pressão, distúrbios psicológicos, entre outros. Entendemos que a saúde é um conceito amplo que avalia o bem estar físico, psicológico, social do individuo”, ponderou.

A diretora geral da unidade de saúde, Sabrina Bernardes, enfatizou que a ação permite um diálogo dos profissionais na decisão dos procedimentos que serão realizados no tratamento do paciente. “O profissional consegue ter uma visão holística de cada caso. É possível fazer uma análise mais completa, embasada na opinião técnica de diferentes profissionais para a uma tomada de decisão compartilhada,” afirmou.

Sabrina Bernardes acrescenta que a ação faz parte da política de humanização desenvolvida na instituição. “Humanizar seres humanos pode parecer redundante, mas cada pessoa é um mundo, e nós precisamos aprender a lidar com essas particularidades”, explicou.

A visita multiprofissional ocorre uma vez por semana. Nela, os internos recebem individualmente o acompanhamento do médico, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo e técnicos em enfermagem que discutem coletivamente a assistência do paciente centrando nas suas necessidades individuais para a eficácia do tratamento.