Fale Conosco

20 de fevereiro de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa implanta sistema de prontuário eletrônico



Visando mais rapidez, precisão e segurança no registro e acesso às informações sobre o paciente, além de proporcionar conforto e mobilidade, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, implantou o sistema de prontuário eletrônico. Com a nova ferramenta, a instituição torna-se a primeira unidade de saúde de urgência e emergência do Estado da Paraíba a utilizar o mecanismo eletrônico.

A utilização eletrônica pretende gerar integração entre todos os profissionais de saúde, facilitando de forma segura o acesso das informações do paciente a qualquer responsável envolvido na linha de cuidado; permitindo, assim, uma maior qualidade no diagnóstico e tratamento.

O sistema também faz parte do plano de sustentabilidade do hospital, que tem como objetivo diminuir os impactos ambientais. “Além de todos os benefícios, a tecnologia proporciona uma economia para o hospital, no que se refere aos processos e insumos gerados, já que o projeto implica na diminuição de prontuários”, afirma Hesley Magno, coordenador do setor de tecnologia da informação.

Para o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico o sistema é uma ferramenta de gestão. “O sistema otimiza a interligação dos setores, a  redução do gasto hospitalar, devido à digitalização, evitando a impressão, bem como permite uma discussão clínica dos exames com outros profissionais de saúde, dando uma visão ampla do quadro do paciente e mais eficiência na assistência”, enfatizou.

O gerente médico da instituição, Fagner Dantas, ressaltou os ganhos com a implantação do sistema para os profissionais e usuários. “Com a implantação desse novo mecanismo, vamos agilizar o acesso ao exame, permitindo um diagnóstico mais ágil.  Outra vantagem é acompanhar o histórico do paciente proporcionando eficácia ao sucesso do tratamento”, disse.