Fale Conosco

1 de dezembro de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa implanta Projeto ‘Dia de Beleza’



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está desenvolvendo o projeto ‘Dia de Beleza’ na Área Laranja da unidade, que consiste no oferecimento de corte de cabelo, barba e unhas. A iniciativa partiu da Coordenação de Enfermagem do setor e tem como objetivo melhorar a autoestima do paciente, refletindo, de forma positiva, no processo de recuperação.

Cátia Jussara Pereira, coordenadora do setor, falou sobre a iniciativa. “O serviço atende diversos perfis. São pessoas que foram estabilizadas na Área Vermelha e estão se recuperando, e, muitas vezes, precisam permanecer por mais tempo em observação até encaminhamento para internação. Durante esse período, ficam com cabelos e barbas crescidas, e com a autoestima baixa, mas com esses cuidados sentem-se mais animados”, ressaltou.

As técnicas de enfermagem Wanessa Faustino, Kalynka Gabryelle e Petrúcia de Araújo cuidaram de pacientes como Erondy da Silva Soares, 37 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).  Kalynka contou sobre o resultado do trabalho que está sendo realizado: “Sinto-me gratificada por ver como eles estão contentes com o novo visual, e isso me faz muito feliz, pois vê-los alegres, olhando-se no espelho, é uma recompensa impagável”.

De acordo com a coordenadora do setor de Psicologia do Hospital de Emergência, Anne Michelle Paiva, a iniciativa é excelente. “Os doentes sentem-se valorizados quando olham seu novo visual. Isto tem consequências psicológicas que resultam na melhoria no estado de ânimo, tornando-os confiantes, esperançosos”, afirmou.

A diretora geral do hospital, Sabrina Bernardes, parabenizou a equipe. “Estou bastante orgulhosa com a implantação do projeto ‘Dia de Beleza’. É visível o contentamento dos que já foram atendidos. Eles se mostram estimulados, vendo a mudança na aparência”, destacou.