Fale Conosco

9 de outubro de 2012

Hospital de Trauma de João Pessoa forma equipe de multiprofissionais para Certificado de Acreditação



Visando a excelência no atendimento aos usuários e a melhoria no desempenho de todos os colaboradores da instituição, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, formou uma equipe composta por multiprofissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos serviços prestados aos usuários. O esforço conjunto é mais uma etapa do projeto que busca o Certificado de Acreditação.

A equipe que é composta por oito profissionais da área de saúde, exatas e humanas vem ministrando palestras sobre o projeto de educação continuada. A ação tem como meta esclarecer dúvidas e equalizar o conhecimento dos funcionários sobre o selo, além da importância do trabalho de todos na conquista do certificado.

Segundo o consultor hospitalar, Paulo Eduardo, a equipe multidisciplinar foi criada no intuito de fortalecer o projeto da Acreditação dentro da unidade de saúde, já que várias etapas do processo precisam ser vencidas. “A função da equipe de multiprofissionais, criada pelo hospital, não é fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, mas realizar, por meio de etapas, programas de educação continuada voltados para as normas de segurança dos padrões previamente definidos”, explica.

A diretora de Enfermagem, Lana Márcia, enfatiza que todos são responsáveis pela Acreditação e só por meio da união e comprometimento que o Trauma vai conseguir a certificação. “Estamos começando mais uma etapa de transformações no nosso ambiente de trabalho, e isso significa que precisamos unir forças para alcançar nossos objetivos. A busca pelo Certificado de Acreditação vai melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados na instituição, e consequentemente, a satisfação dos nossos usuários”, ressalta.

O processo de acreditação no Trauma foi iniciado no final de 2011, com o recebimento da declaração de diagnóstico organizacional concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) reconhecendo o compromisso com os princípios da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. Agora está acontecendo a elaboração e padronização de documentos (instruções de trabalho e protocolos), e a educação continuada, por meio de palestras.