Fale Conosco

28 de setembro de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa faz escuta qualificada com familiares de pacientes



Todos os dias, no Acolhimento Familiar do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o setor de Serviço Social desenvolve um trabalho de escuta qualificada com os familiares dos pacientes internos. São momentos de interação, quando são apresentadas as normas e rotinas da unidade hospitalar e esclarecidas dúvidas.

As palestras são realizadas pela assistente social Rejane Rodrigues. “É no Acolhimento Familiar da instituição que orientamos sobre os horários de visita nas diversas áreas do hospital; encaminhamos, quando necessário, para o atendimento psicológico e, muitas vezes, para o de enfermagem, pois, devido às condições emocionais, algumas pessoas apresentam sintomas de hipertensão; enfim, é dado suporte dentro da perspectiva do Serviço Social”, esclareceu

Maria de Lourdes da Silva, familiar de um paciente que se encontra interno no complexo hospitalar em decorrência de acidente de moto, falou sobre a palestra que assistiu. “Achei muito importante as informações passadas pela assistente social. Eu fiquei sabendo sobre o estado de saúde do meu sobrinho de uma forma muito profissional, e ainda fiz perguntas que foram respondidas muito bem”, afirmou.

A coordenadora do Serviço Social do Hospital de Emergência e Trauma, Francisca Neuma Ribeiro, disse que o espaço físico onde foi instalado o Acolhimento Familiar é bem apropriado para abrigar parentes e também amigos de vítimas. “Trata-se de um ambiente climatizado, próximo de banheiros e com oferta de água para todos. É um local onde é dada assistência a essas pessoas que chegam ao hospital aflitas por notícias de entes queridos”, destacou.

Equipe do Serviço Social – São 35 assistentes sociais trabalhando no complexo hospitalar e o Htop 24 horas. Para mais esclarecimentos, existe um telefone à disposição da população: 3216-5752.