Fale Conosco

15 de janeiro de 2014

Hospital de Trauma de João Pessoa elabora protocolo de Transfusão Maciça de Sangue



Um dos maiores problemas registrados pelos serviços de emergência dos hospitais está relacionado à entrada de pacientes apresentando quadro de perda de grande volume de sangue. Para prestar atendimento de forma adequada, integrantes do Comitê Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, estão mobilizados na elaboração de um Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue.

A transfusão maciça é o procedimento adotado para administrar uma grande quantidade de sangue, correspondendo a um volume superior a uma vez e meia a volemia do paciente, ou seja, ao volume de sangue contido no corpo no períodode 24 horas.

As chamadas TM (Transfusões Maciças) devem acontecer mediante situações em que o paciente apresente um quadro expressivo de hemorragia. “Precisamos estar capacitados para atender com rapidez e de forma adequada no controle da perda de grande volume de sangue, evitando que ocorram danos irreversíveis e até o óbito”, ressaltou a presidente do Comitê Transfusional do Hospital de Trauma, Roseneide Soares.

O Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue é constituído de diversas etapas para que, de forma ágil e segura, o paciente possa ser transfundido. É um trabalho meticuloso e de muita responsabilidade, e que envolve vários profissionais da assistência.

A elaboração do Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue do Hospital de Emergência e Trauma está sendo finalizado e, de acordo com a presidente do Comitê Transfusional, a expectativa é de que comece a ser colocado em prática no próximo mês. O Hospital de Trauma de João Pessoa será o primeiro da rede pública da Paraíba a adotar essa prática.

Agência Transfusional –A Agência Transfusional da instituição armazena os hemocomponentes para dar suporte hemoterápico com rapidez e segurança aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. O abastecimento da agência é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Doação de sangue –As doações de sangue para o Hospital de Trauma devem ser feitas no Hemocentro, localizado na Av. Dom Pedro II, 119, no bairro da Torre.

Exigências paradoação:

- Homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias;

- Peso acima de 50 Kg;

- Gozar de boa saúde;

- Não ter tido hepatite, malária ou doença de chagas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, aids, etc;

- O doador deve mostrar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial;

- Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação;

- Obedecer o prazo de doação de 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres;

- Não estar grávida ou amamentando;

- Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.