Fale Conosco

26 de março de 2012

Hospital de Trauma de João Pessoa é referência em medicina do trabalho



O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é referência estadual no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Hoje, a instituição é a única da rede Pública Estadual de saúde credenciada pelo Serviço Único de Saúde (SUS) com registro definitivo e atendimento 24 horas.

Em menos de oito meses de funcionamento, o serviço é modelo de gestão no quesito segurança médica do trabalho, sendo reconhecido com o Certificado de Honra ao Mérito do Ministério do Trabalho e Emprego. Devido a este bom desempenho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está implantando, em outras unidades, o mesmo padrão desenvolvido no Hospital de Trauma.

De acordo com o coordenador do Sesmt, Moisés Faustino, o serviço objetiva garantir os direitos dos funcionários no que diz respeito à integridade física e psíquica no ambiente de trabalho. “Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, todos especialistas em segurança médica, além de boa infraestrutura. Com isso, prestamos um bom atendimento e cuidamos dos nossos trabalhadores”, disse.

Moisés disse ainda que, há cerca de um mês, o Hospital de Trauma oferece aos funcionários atendimento psiquiátrico gratuito, objetivando o bem-estar do trabalhador e sua  saúde mental. Os atendimentos acontecem todas as terças- feiras, das 9h às 11h.

O Sesmt está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora 04 da República Federativa do Brasil.

Atribuições do Sesmt