Fale Conosco

9 de março de 2012

Hospital de Trauma de João Pessoa é referência em estágios



Considerado referência em urgência e emergências no estado da Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena também se destaca pelo trabalho realizado como hospital-escola, oferecendo em torno de 600 estágios  de graduação, internato, especialização, enfermagem e  residência médica, provenientes de 14 instituições de ensino credenciadas na unidade de saúde e no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor).

De acordo com a diretora de ações estratégicas do Trauma, Rosangela Guimarães, o convenio estabelece que cada faculdade disponibilize um preceptor (supervisor de estágio), para se dedicar exclusivamente à capacitação dos discentes. “O estágio supervisionado é mais uma forma de fortalecer a saúde em nosso Estado. O objetivo é colaborar na formação dos estudantes de hoje, para que, no futuro, esses novos profissionais exerçam a profissão com maestria”, disse.

Rosângela explicou que o Trauma recebe alunos das instituições parceiras por meio do Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos (Nece), onde os alunos devem se cadastrar, portando a documentação necessária: cartão de vacina, foto e seguro de danos pessoais. Após a regularização, o estágio é devidamente liberado.

A técnica de laboratório Amanda de Souza relatou que o estágio é fundamental para conhecer as rotinas de um hospital de grande porte como o Trauma – além de ser uma excelente oportunidade para quem está iniciando a carreira. “Comecei como estagiária. Depois, quando me formei, tive a honra de ser contratada”, disse.