João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa e Htop serviram quase dois milhões de refeições em 2015

terça-feira, 19 de janeiro de 2016 - 08:37 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop) apresentaram o quantitativo de refeições servidas em 2015: foram quase dois milhões entre os meses de janeiro a dezembro.

Só no Hospital de Trauma, foram 1.569.020 refeições para funcionários, pacientes e acompanhantes. Já no HTOP, o anexo da unidade de saúde, foram 255.683, totalizando 1.824.703. Se comparado a 2014, quando foram servidas 997. 361 refeições, houve um aumento de 54.6%.

Para a coordenadora do setor de Nutrição e Dietética, Christiani Carneiro, o crescimento dos números é o resultado de fatores, como por exemplo, a quantidade de acompanhantes, de leitos e a demanda de pacientes na unidade de saúde.

O Hospital de Emergência e Trauma é a única instituição pública da Paraíba a servir diariamente seis refeições, sendo elas, três maiores: café, almoço e jantar, além de três lanches para acompanhantes e pacientes. “Nós utilizamos no hospital a política do que é ideal para um cidadão e sabemos que são, no mínimo, seis refeições diárias para que ele tenha equilíbrio, salientando que na maioria dos hospitais são servidas apenas três”, completou Christiani.

O Hospital de Trauma dispõe de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, oferecendo serviços de nutrição e dietética 24 horas por dia e conta com equipe de nutricionistas especializados e protocolos que estabelecem, padronizam e orientam todas as condutas dos pacientes internados.  A alimentação institucional é terceirizada por empresa contratada pela Cruz Vermelha Brasileira, responsável pelo pessoal de apoio, produção e distribuição das refeições utilizadas no complexo hospitalar.

Atualmente, o Serviço de Nutrição e Dietética conta com 23 profissionais em seu quadro funcional, compondo as equipes multidisciplinares que prestam assistência aos pacientes.