Fale Conosco

28 de dezembro de 2015

Hospital de Trauma de João Pessoa e HTop oferecem treinamento a visitadores religiosos



O terceiro treinamento de visitadores religiosos hospitalares, promovido pelo serviço de Capelania Evangélica do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), acontece nesta segunda (28) e terça-feira (29). O objetivo é capacitar tecnicamente os interessados em realizar visitas de cunho espiritual nas instituições. O curso é gratuito.

Para os interessados em fazer o curso, as aulas serão práticas e teóricas no auditório da instituição das 13h30 às 17h30, os documentos necessários são cópia da Identidade, CPF, comprovante de residência e uma carta de recomendação da igreja que a pessoa frequenta. Nesta etapa será ensinada aos participantes a maneira mais adequada de se portar no ambiente hospitalar, como abordar os pacientes e se relacionar com os profissionais de saúde. Também são explicadas as normas do Hospital de Trauma e Htop e noções de infecção hospitalar.

Segundo a responsável pela Capelania Evangélica da unidade de saúde, Amélia Hallier, a intenção das visitas é levar uma palavra de fé e esperança para os enfermos e seus familiares. “As visitas são sempre feitas em grupos a diversos setores do hospital. Levamos palavras de ânimo, esperança e amor de Deus para as pessoas e pedimos que interceda por elas. Também ouvimos os pacientes e sempre terminamos com orações”, comentou.

Ainda segundo Amélia, 99% dos enfermos aceitam as visitas e são visíveis as melhoras gradativas deles. “Nesse momento, as pessoas ficam carentes e algumas nem recebem visitas dos familiares. Elas gostam das visitas, agradecem e algumas já nos esperam na semana seguinte. O saldo é só positivo”, argumentou.

O Serviço de Capelania Evangélica do complexo hospitalar é composto por várias denominações. Os participantes do curso receberão certificado emitido pela instituição e passarão a integrar o Serviço nas duas unidades de saúde.