Fale Conosco

7 de julho de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa capacita enfermeiros para coberturas e curativos



Os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram, na quinta-feira (6) do treinamento “Coberturas e Curativos em feridas”, ministrado pelas enfermeiras dermatológicas, Flávia Lima e Adellúcia Silva. A dinâmica da exposição trouxe a interatividade para os participantes, contando também com pinturas artísticas na pele para simular ferimentos.

Segundo a Supervisora da Comissão de Pele da unidade, Jemima Soares, esse momento é fruto de um projeto que visa promover uma série capacitações mensais para os colaboradores. “Isso faz parte de um pedido do Núcleo da Qualidade. A gente entende que educação continuada é algo muito importante para que o hospital tenha um bom andamento, com profissionais mais competentes, que entendam que, na verdade, o nosso objetivo não é só vir aqui fazer o nosso trabalho, mas colaborar com o nosso paciente para que ele se recupere mais rapidamente”, destacou.

A especialista em segurança do paciente, Flávia Lima, ressaltou a importância de observar o indivíduo como um todo e tentar tratar a ferida não de forma paliativa, mas visando a cura. “O paciente politraumatizado tem tanto as lesões do próprio trauma, que devem ser tratadas, como as lesões por pressão, devido ao longo tempo de permanência e às trações que são utilizadas. Além disso, o Hospital de Trauma também tem outro perfil, que são as vítimas de queimaduras”, esclareceu.

A simulação artística é uma técnica já aplicada em outros estados, que busca facilitar a compreensão do conteúdo. Adellúcia Silva, responsável por realizar as maquiagens, explicou que a dificuldade dos profissionais é saber indicar e aplicar o tipo correto de cobertura para cada ferimento, no Hospital de Trauma, as demonstrações conseguiram prender a atenção dos presentes e aliar o conhecimento teórico que foi exposto, à prática.

O projeto está tendo uma boa receptividade por parte dos funcionários, tem estimulado e preparado os colaboradores para realizar um serviço mais direcionado e efetivo. “Como esse treinamento está ocorrendo mensalmente, a equipe realmente vai estar capacitada para lidar com qualquer situação que chegar à unidade. Isso é de fundamental importância para o nosso crescimento profissional. Com isso, vamos poder fazer com que cada conduta esteja de acordo com a necessidade de cada paciente, porque é específico”, afirmou Ana Luzia Ribeiro, enfermeira da instituição.