Fale Conosco

2 de agosto de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa capacita colaboradores



O curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) foi realizado nos dias 30 e 31/07 no auditório do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. A capacitação teve como público-alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que trabalham nas áreas de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição de saúde.

A iniciativa aconteceu por meio de parceria entre o Hospital de Emergência e Trauma e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). O ministrante, enfermeiro e bombeiro da reserva Roberto Vaz, abordou a parte teórica e depois explorou a prática envolvendo os participantes.

“É muito importante que os profissionais que trabalham na assistência da unidade hospitalar se atualizem sobre a reanimação cardiopulmonar para que possam prestar atendimento de excelência às vítimas que dão entrada em situação de emergência, com parada cardiorrespiratória”, ressaltou Roberto.

Durante o curso, foram realizados procedimentos referentes ao uso correto de compressões na reanimação, do desfibrilador, utilização de equipamentos de vias aéreas, administração de drogas, entre outros, no momento em que o paciente chega ao complexo hospitalar ou quando está internado na UTI.

O fisioterapeuta Ernani Viana, que trabalha na Unidade de Pacientes Graves (UPG) do complexo hospitalar, falou sobre o evento “Precisamos sempre de aperfeiçoamento e capacitação para prestar melhor serviço aos nossos pacientes”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Seleção e Treinamento da ESPEP, Kátia Dornelas, os participantes receberão certificado. Ela disse também que, até o final deste ano, serão realizados mais cursos de capacitação no Hospital de Trauma. “A parceria entre a Escola e o hospital representa conquistas que valorizam os servidores da instituição e isto é gratificante para nós”, frisou.