João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa alerta sobre prevenção de queimaduras

terça-feira, 26 de junho de 2012 - 10:35 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, continua promovendo a campanha de prevenção de queimaduras. A ação tem o tema “Marcas que Ficam para Sempre” e prevê a distribuição de panfletos, palestras e orientações sobre o uso de fogos de artifício.

Durante o período do São João, a unidade realizou 32 atendimentos às vítimas de queimaduras. O balanço tem como base as entradas registradas a partir da zero hora do sábado (23) até as primeiras horas da segunda-feira (25).

Os casos envolvendo queimaduras com fogos de artifício lideram a lista de atendimentos. A maioria ocorre com crianças menores de 10 anos. “As crianças são os principais alvo dessa problemática, por não saberem manusear os fogos acabam sendo atingidas,” explica a coordenadora da Unidade de Tratamento de Queimados, Andréia Borges.

Durante os festejos, o Hospital de Trauma reforçou a equipe assistencial, com médicos, enfermeiros e suporte, incluindo UTI’s móveis. “Fizemos um esforço para prestar o melhor atendimento à população. Sabemos que nesse período junino os números de atendimento aumentam significativamente”, disse o diretor de Assistência da unidade, Edvan Benevides.

No ano de 2010 ocorreram 1.472 atendimentos por queimaduras, destas 19 por fogos de artifício. Já em 2011 foram 1.213 vítimas, sendo quatro por fogos. Em 2012 foram registrados 496 atendimentos por queimaduras, destes 17 por fogos. Ressaltando que o número de queimados por fogos foi registrado no mês de junho.

Dicas – A coordenadora da Unidade de Tratamento de Queimados orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar problemas: em caso de queimaduras, eles não devem utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.

Segundo os médicos, não é aconselhável o uso de creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água.

Os hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande possuem Unidades de Terapia de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. O telefone do Trauma-JP é 3216.5700 e o do Trauma-CG é 3310.5850 – Ramal 5906.