Fale Conosco

26 de janeiro de 2018

Hospital de Trauma de João Pessoa adere ao Janeiro Branco e realiza palestra sobre saúde mental



ses campanha janeiro branco do hospital de trauma jp 1 270x191 - Hospital de Trauma de João Pessoa adere ao Janeiro Branco e realiza palestra sobre saúde mentalPara marcar o Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou a palestra ‘Saúde Mental é coisa séria’ com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde, acompanhantes, visitantes e pacientes para importância de se manter uma mente equilibrada. O evento aconteceu no auditório da instituição, nessa quinta-feira (25), e contribuiu para quebrar mitos e preconceitos sobre problemas relacionados à mente.

Promovido pelo setor de Psicologia, o evento reforçou a necessidade de cuidar da mente o ano todo. De acordo com a coordenadora da Psicologia do hospital, Anne Michelle Paiva, a palestra foi pensada para funcionários. “O ambiente de cuidados com a saúde é um local insalubre e que gera muito aborrecimento psíquico: pelo esgotamento físico e por conta da proximidade com a morte. E olhar pra esse sofrimento, para nossa vida e nossa saúde mental é fundamental para que possamos ter bem-estar no trabalho e na nossa vida como um todo”, esclarece.

Um alerta foi proferido na palestra de que as doenças mentais estão em crescimento no país. Atualmente o Brasil lidera as estatísticas mundiais dos transtornos de ansiedades e está em 10º lugar em transtornos depressivos. Segundo o palestrante e psiquiatra infantil, Alexandre Almeida, o trabalho tem que ser contínuo de conscientização. “Os números são muito relevantes para saúde pública, por isto, temos que fazer o trabalho de formiga, informando os profissionais de saúde, quebrando alguns mitos, mudando alguns paradigmas para que se façam construções que aproximem a população em geral do tratamento da saúde mental”, enfatizou.

ses campanha janeiro branco do hospital de trauma jp 2 270x191 - Hospital de Trauma de João Pessoa adere ao Janeiro Branco e realiza palestra sobre saúde mentalDurante o evento, o psiquiatra Alexandre abordou questões como preconceitos e mitos, quando procurar um psicólogo ou psiquiatra. “Os transtornos psiquiátricos podem ser percebidos pela pessoa, por familiares e amigos. Esperamos ter conscientizado os profissionais de saúde para que possam reconhecer em si ou nos outros estes problemas, e, assim, tornando-se multiplicadores de informações”, frisou.

Para assistente social Francisca Lins, palestras como estas são muito positivas. “Todos os dias lidamos com amigos, parentes, colegas de trabalhos e pacientes que apresentam estes tipos de transtornos. E na maioria das vezes não sabemos lidar com a situação. Então, informações riquíssimas como as de hoje, nos ajudarão quando surgirem casos semelhantes”, ressaltou.