Fale Conosco

15 de fevereiro de 2012

Hospital de Trauma de CG inicia campanha para reduzir acidentes, nesta quinta



Nesta quinta-feira (16), o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande inicia a 2ª Campanha Educativa de Prevenção de Acidentes com Carros e Motos denominada “A melhor manobra é viver”. A realização da campanha foi motivada depois que um levantamento realizado pelo próprio hospital revelou um índice elevado de acidentes envolvendo carros e motocicletas.

Só no mês de janeiro deste ano, o hospital registrou 804 atendimentos ocasionados por acidentes de motos e 74 por automóveis. O diretor da unidade, o médico Geraldo Medeiros, ressaltou a preocupação da equipe com o crescente número vítimas de acidentes, o que motivou a mobilização dos profissionais de saúde para realizar a campanha.

A primeira mobilização ocorrerá na manhã desta quinta, quando profissionais de saúde irão até a Praça da Bandeira, no centro de Campina, portando faixas com mensagens educativas e de orientação. Eles também distribuirão material educativo entre condutores e pedestres. O segundo dia de mobilização será na sexta-feira (18), no mesmo local. O trabalho educativo será desenvolvido nos dois dias, das 8h às 11h.

Orientação para motoristas e motociclistas:

→  Respeite os limites de velocidade;

→ Ande com farol acesso, procure ver e ser visto;

→ Utilize capacete com viseira ou óculos de proteção;

→ Respeite as faixas de pedestre e preferenciais de rotatória;

→ Evite costurar no trânsito, fazendo “s” ou ziguezague entre veículos;

→ Reduza a velocidade nos cruzamentos entre carros parados e próximos aos locais de concentração das pessoas;

→ Ultrapasse somente pela esquerda, salvo em condição excepcional, para qual requer atenção dobrada, especialmente para ônibus ou quando o veiculo da frente sinaliza que fará conversão à esquerda;

→ Pilote com segurança, sinalize sempre;

→ Use equipamento de segurança: o capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados. Sandálias não são calçados apropriados;

→ Pilote sóbrio: nunca beba ou use outras drogas quando for dirigir.