Fale Conosco

24 de março de 2013

Hospital de Trauma de Campina realiza capacitação de higienização para funcionários



Buscando o aperfeiçoamento para os funcionários do Hospital de Trauma de Campina Grande, a equipe de Resíduos Sólidos da unidade promove, nesta segunda e terça-feira (25 e 26), um curso que tem como tema a Segregação e Biossegurança Relacionadas às Práticas da Higienização. As palestras acontecem no auditório do hospital no período da manhã e têm como público alvo os funcionários da higienização que desempenham as atividades na instituição.

De acordo com Iracema Almeida, uma das responsáveis pelo setor de Resíduos Sólidos do Trauma, o evento tem como principal objetivo aprimorar as técnicas de higienização que existem e são utilizadas pelo hospital. “Todos os anos estamos realizando atividades para que os funcionários possam se adequar aos métodos de higiene, bem como levar até eles as normas que estão passando por uma reformulação, permitindo desta forma um conhecimento mais amplo, e conseqüentemente, diminuindo o risco de infecção hospitalar”, explicou.

Todo o trabalho está sendo feito em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que previne e combate a infecção hospitalar, além de proteger o corpo clinico e o próprio hospital. O Serviço Social também entrou no projeto para mostrar a importância do profissional de higienização junto aos pacientes, acompanhantes e outros funcionários, valorizando o trabalho desenvolvido no asseio do hospital.

Os funcionários do setor de higienização serão divididos em duas turmas que participarão das atividades durante os dois dias da capacitação. A abertura da programação acontece na segunda-feira, às 8h, com o encontro promovido pela equipe do Serviço Social. Em seguida, às 8h30, a palestra será proferida pela enfermeira da CCIH (Membro Executor), Sueli Rodrigues, que abordará a Sinalização e Limpeza do Isolamento Realizado pelo Profissional da Higienização. Será servido um coffe-break às 9h, e logo após serão retomadas as atividades com a palestra Boas Práticas na Saúde do Trabalhador, explanada pela técnica de Segurança do Trabalho da UEPB e advogada Joselma Lacerda.

A equipe de Resíduos Sólidos do Trauma participa da capacitação com o tema: Segregação e Biossegurança Relacionadas às Práticas da Higienização, sendo Geni Ferreira e Bruno Jacomelle na segunda-feira (25) e Iracema Almeida e Janaina Patrícia na terça-feira (26). O evento será encerrado pelo Sr. Ivanildo, administrador da empresa STAFF, que presta serviço de higienização ao hospital.

O Trauma de Campina Grande tornou-se referência na região na busca por aprimoramento, e qualificação dos quadros de funcionários. O Programa Educação Continuada foi implantado pela direção da unidade em 2011, trazendo para população que utiliza os serviços um acolhimento mais humanizado. De acordo com o diretor geral, Geraldo Antonio Medeiros, o programa é de extrema importância, pois a criação de eventos contínuos abrange todos os profissionais de saúde. “Dessa forma é que se consegue ter condições de se tornar excelência no atendimento, no ensino e em capacitação”, afirmou Medeiros.