Fale Conosco

16 de novembro de 2011

Hospital de Trauma de Campina lança campanha de trânsito para reduzir acidentes



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, vai lançar nesta quinta-feira (17) a Campanha “Natal da Vida: Trânsito Seguro”. A solenidade será realizada no auditório do Hospital, às 9h, e contará com a presença da diretoria do Trauma, do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, e representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Ministério Público e da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

A realização da campanha foi motivada após um levantamento de dados realizado pelo hospital, que revelou um índice elevado de acidentes envolvendo carros e motos. De janeiro a outubro deste ano, dos 6.899 atendimentos registrados no Trauma de Campina Grande, 90% foram de colisões envolvendo motocicletas.

O Trauma de Campina Grande conta com 250 médicos, sendo 27 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. A unidade hospitalar tem ainda 150 enfermeiros, 450 técnicos de enfermagem, 48 fisioterapeutas, 30 assistentes sociais, 25 psicólogos e 1.700 funcionários técnico-administrativos.  O Hospital é o único na região da Borborema que possui Unidade de Queimados em atendimento hospitalar e ambulatorial e é referência para 173 municípios paraibanos, atendendo também pacientes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

Para a campanha, serão abordadas as seguintes orientações aos motoristas:

·        Respeite os limites de velocidade;

·        Ande com farol aceso. Procure ver e ser visto;

·        Utilize capacete com viseira ou óculos;

·        Respeite as faixas de pedestres e preferências rotatórias;

·        Evite costurar no trânsito, fazendo S ou ziguezague entre veículos;

·        Reduza a velocidade nos cruzamentos entre carros parados e próximos de locais de concentração de pessoas;

·        Ultrapasse somente pela esquerda;

·        Pilote com segurança, sinalize sempre;

·        Use equipamento de segurança: o capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados;

·        Pilote sóbrio: nunca beba ou use drogas quando for pilotar.