Fale Conosco

28 de agosto de 2013

Hospital de Trauma de Campina Grande promove evento de combate ao tabagismo



Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o Hospital de Trauma de Campina Grande promove uma série de atividades com o intuito de difundir a conscientização contra o tabagismo. O evento acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, no auditório da instituição.

A ação vai permitir aos participantes acompanhar palestras com profissionais especializados sobre o assunto e identificar uma série de problemas causados pelo ato de fumar. Além de câncer de pulmão, bronquite e enfisema pulmonar, o tabaco desencadeia doenças dermatológicas, cardiovasculares e vasculares, aumentando o risco de câncer de laringe, esôfago e outras complicações para o fumante.

No hall do auditório acontecerá uma exposição com banners exemplificando e conscientizando os malefícios causados pelo cigarro, mostrando também que o Ministério da Saúde classifica o tabagismo como um transtorno mental que causa dependência física, química e psicológica.

A primeira palestra, com o tema “Tabagismo e suas Repercussões”, será ministrada, a partir das 9h, pela médica pneumologista Ijanileide Gabriel. Em seguida, a professora do curso de Medicina da UFCG, Drª Débora Rose, vai falar sobre “Acesso ao Tratamento do Tabagismo pelos usuários do SUS em Campina Grande”.

As atividades da manhã serão encerradas com a palestra “Viver é melhor que fumar”, ministrada pela coordenadora de Combate ao Tabagismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Maria Gentil. Às 17h acontece um culto evangélico, que terá como ministrante o Pastor Flawber Jorge, da Igreja Presbiteriana do Catolé, com a presença do Grupo de Louvor.

O Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes fica na Avenida Floriano Peixoto, 4700, bairro das Malvinas, em Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 33310-5850, Ramal 5813, com o psicólogo Moisés de Lima André, ou pelo e-mail cece.regionalcg@bol.com.br.