Fale Conosco

15 de outubro de 2013

Hospital de Trauma de Campina Grande promove curso para maqueiros



Buscando levar para a população um serviço ainda mais humanizado, a coordenação dos maqueiros do Trauma de Campina Grande promove nos dias 17 e 18 de outubro o II Curso de Transporte e Manejo ao Paciente Politraumatizado. A capacitação acontece no auditório da unidade hospitalar das 8h às 17h, e tem como público alvo todos os profissionais (maqueiros) da cidade e região.

De acordo com Lindbergh Santos, coordenador dos maqueiros, o curso tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar os profissionais responsáveis pelo manejo dos pacientes, proporcionando aos usuários um atendimento qualificado e humanizado. “Esse curso tornou-se referência na região, pois a primeira edição foi um sucesso, superou nossas expectativas, nos deixando com uma responsabilidade ainda maior para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por eles em todos os hospitais da cidade”, declarou.

 Segundo Lindbergh, a capacitação faz parte do “Programa Educação Continuada”, sistema implantado pela diretoria do hospital em 2011 e que vem mostrando resultados positivos. “Assim como em todos os ofícios os profissionais necessitam de uma reciclagem para atualizar-se com novas metodologias de trabalho, no Trauma não é diferente. Os maqueiros ficam na frente do hospital e são os primeiros profissionais que têm contato com quem busca o serviço da unidade, portanto necessitam estar muito bem preparados para atender a população”, enfatizou.

O funcionário Márcio José Pereira, que há dois trabalha como maqueiro, destaca a importância da realização de eventos como esse. “Tive a oportunidade de participar da primeira edição do curso e fiquei muito satisfeito, pois eu não tinha conhecimento de vários procedimentos no manejo de paciente vítima de acidente, e graças a essa oportunidade que estão me proporcionado, novamente estarei me qualificando profissionalmente”, enalteceu.

Ainda de acordo com Márcio, todas as funções no Trauma de Campina trabalham em conjunto, proporcionando um trabalho harmonioso e com qualidade. “Sempre somos nós que recebemos os pacientes no hospital e fazemos o encaminhamento para o setor de acordo com a gravidade. Desempenhamos um papel tão importante quanto o de um médico que nos aguarda para que o procedimento seja iniciado com o intuito de salvar vidas. Sinto-me realizado com o trabalho”, afirmou.

No dia 17 de outubro, a programação começa às 8h com a cerimônia de abertura, que terá a participação da diretoria do hospital e da coordenação do evento. Às 9h, a enfermeira Perla S. Bispo Araújo – CCIH explanará o tema Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar. O cooffe-break será servido às 10h e posteriormente, às 11h, a psicóloga Márcia C. da Rocha – HETCG tratará o tema Auto-estima e Valorização do Profissional.

No período da tarde, a solenidade reinicia com o tema Transporte e Manejo ao Paciente Politraumatizado, exposto pela Enfermeira Anne Graciele M. Gomes – SAMU – CG. A última palestra acontece às 16h e será abordada pelas fisioterapeutas Luciana Daniele Brito- HETCG e Sofkia Tomas, que apresentam a palestra Orientação Postural e Alongamento. Em seguida acontece uma solenidade de encerramento e o coffee break, às 17h. No dia 18 a programação será a mesma, permitindo que todos os profissionais participem do evento idealizado exclusivamente para eles.

Atualmente, o Trauma de Campina Grande conta com 40 maqueiros no quadro de funcionários que revezam suas escalas e proporcionam um bom atendimento no hospital referência da região.

As inscrições podem ser realizadas através do telefone: (83) 8868-3107 ou (83)3310-5850 (Ramal 5919) ou com Lindbergh Santos, coordenador do evento. Vagas limitadas. Entrega de certificados por participação.