Fale Conosco

9 de setembro de 2013

Hospital de Trauma de Campina Grande promove capacitação sobre sepse



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande promove, na próxima sexta-feira (13), a I capacitação no tratamento da sepse. O evento acontece, a partir das 9h, no auditório da unidade de saúde e tem como público-alvo estudantes e profissionais de saúde. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (83) 3310-5850 – Ramal 5813 – com o psicólogo Moisés de Lima André ou pelo email: cece.regionalcg@bol.com.br.

A sepse é uma inflamação do organismo e pode levar à parada de órgãos e causar a morte quando não descoberta e tratada rapidamente.Antigamente, era conhecida como septicemia ou infecção generalizada.

O Trauma-CG em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, vai adotar o protocolo de atendimento e recursos diagnósticos e terapêuticos da mesma forma que o Einstein, a fim de diminuir a mortalidade por essas infecções no ambiente hospitalar, alcançando níveis de excelência no combate à sepse e infecção hospitalar.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Flawber Cruz, para melhoria da atenção ao paciente portador de infecção grave, haverá um sistema informatizado de acompanhamento dos casos de sepse, implantado na unidade de saúde e guiado pelo Hospital Albert Einstein e Instituto Latino de Atenção à Sepse (ILAS), além de capacitação continuada de profissionais, em São Paulo, e através de cursos à distância on-line.

Ainda segundo o diretor, a mudança de paradigma no tratamento atual da sepse consiste no início do tratamento completo, em até uma hora, após a chegada do doente com infecção grave no Trauma de Campina Grande, da mesma forma que é feito com as vítimas de acidentes graves. O protocolo será fiscalizado tanto pela diretoria do hospital, quanto pela Comissão de Sepse da própria instituição, além do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein.

Programação

9h- Higienização das mãos – eu sei como fazer?

Palestrante: Aluska Mirtes Araújo Souza – enf. CCIH- HETCG

9h30 – Diagnóstico da SEPSE no pronto-atendimento

Palestrante: Priscilla Sá – médica infectologista- CCIH- HETCG

10h – Projeto SEPSE- mudança de paradigmas para redução de mortes

Palestrante: Flawber Cruz – diretor técnico do HETCG