Fale Conosco

9 de dezembro de 2013

Hospital de Trauma de Campina Grande participa de ação contra violência no trânsito



O Hospital de Trauma de Campina Grande participa, nesta terça-feira (10), em parceria com a UFCG, da ação educativa ‘Vá & Volte’ que pretende mobilizar a sociedade na prevenção de acidentes de trânsito. A iniciativa tem apoio do Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito da Polícia Militar, Detran e STTP.

Ação acontece noinício da manhã, quando será realizado o comando educativo com a participação de equipes dos órgãos envolvidos, que abordarão veículos e estudantes. Será distribuído material educativo com esclarecimentos sobre as consequências de se adotar comportamentos de risco no trânsito.

Às 11h, será realizada uma simulação de resgate de acidente com vítimas, pelo Corpo de Bombeiros, incluindo o uso de um veículo em chamas. A operação, que irá mobilizar diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, será realizada no estacionamento do Bloco AB, em frente ao Centro de Extensão. Por esta razão, toda área será isolada na noite desta segunda-feira (9), para a montagem da simulação.

De acordo com o diretor Administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande, Mario de Oliveira Filho, a ação é educativa e ao mesmo tempo visa chamar para uma reflexão imediata para que se consiga respostas a curto e médio prazo para os acidentes de trânsito envolvendo os jovens.

Segundo Mário, outro aspecto importante a ser destacado na iniciativa é a ação conjunta de órgãos públicos das três esferas: federal, estadual e municipal, com objetivo de reduzir a violência no trânsito.

Das 8.119 pessoas atendidas em novembro no Hospital de Trauma de Campina Grande, 887 pessoas foram vítimas de acidentes de motos totalizando, no ano, 9.016 atendimentos. A unidade hospitalar registrou ainda 81 vítimas de atropelamento, 85 vítimas de acidentes de carro, 79 acidentes de bicicleta.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os acidentes de trânsito provocam 43 mil mortes por ano, no Brasil, e estão entre as maiores causas de internação nos hospitais.