João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma da Capital realiza treinamento para o Inquérito Viva 2017

segunda-feira, 28 de agosto de 2017 - 10:04 - Fotos:  Secom-PB

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está promovendo o treinamento para o “Inquérito Viva 2017”, que será realizado durante o mês de setembro na unidade. A pesquisa já está em sua sétima edição na instituição e visa notificar as violências e traçar um perfil das vítimas, para auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia e supervisora do projeto na unidade de saúde, Leina Guerra, a realização desse levantamento no Hospital de Trauma de João Pessoa é de extrema importância, tendo em vista a grande quantidade de atendimentos que são realizados na instituição. “Somos referência para diversos procedimentos e temos muitas demandas. Já fazemos essa análise dos casos que dão entrada no hospital, no entanto, o Inquérito Viva está ocorrendo a nível nacional e esse trabalho conjunto e articulado é essencial para que políticas e campanhas de prevenção possam ser desenvolvidas”, ressaltou.

Além disso, a profissional pontuou que o complexo hospitalar conta com as equipes de Serviço Social e Psicologia, que colaboram com a notificação dos casos de diferentes tipos de violência e acidentes e são responsáveis por oferecer o apoio necessário às vítimas e seus familiares, principalmente em situações que envolvem crianças, mulheres e idosos.

Niviane Ribeiro, coordenadora do Inquérito Viva na instituição, destacou que a pesquisa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Ministério da Saúde, que irá analisar os dados coletados, com o objetivo de diminuir as taxas de acidentes, violências e mortalidade. “Essa ação acontecerá durante 30 dias consecutivos no mês de setembro, com plantões diurnos e noturnos, organizados por uma escala. São 12 coletadores, estudantes e profissionais da área de saúde, além de uma supervisora, que, seguindo o planejamento, deverão buscar as informações necessárias, na entrada do hospital”, afirmou.

Inquérito Viva - a iniciativa do Ministério da Saúde foi realizada pela primeira vez em 2006 e, a partir de 2007, passou a ser aplicada a cada três anos. A pesquisa tem como objetivos específicos: descrever o perfil epidemiológico das vítimas de violências e acidentes; identificar fatores de risco e de proteção associados à ocorrência de violências e acidentes; propor medidas específicas de vigilância e prevenção de violências e acidentes e de promoção da saúde e cultura da paz.