Fale Conosco

23 de maio de 2017

Hospital de Trauma da Capital promove curso de direção defensiva, em parceria com a Espep



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – Espep promoveu, nesse sábado (20), as primeiras aulas técnicas e práticas do curso de “Direção defensiva e evasiva de carro”, ministrado pelo instrutor Américo Ferreira.

Já havia sido realizada uma exposição teórica, no auditório da unidade de saúde, no último dia 12. Além disso, na tarde desse mesmo dia, orientações foram passadas com o auxílio de um veículo parado no estacionamento da instituição e alguns pontos, como a regulação dos instrumentos do carro, a exemplo dos assentos e cinto de segurança, foram abordados.

Ana Maria, técnica de enfermagem do hospital, afirmou que o curso é uma ótima oportunidade para todos os colaboradores que querem aprender um pouco mais sobre a conduta adequada no trânsito. “Já tenho a habilitação e costumava dirigir, mas, depois de ter quase batido em um carro em uma das principais vias da cidade, fiquei com receio. Hoje tenho a necessidade de voltar a dirigir, então, quando vi esse curso pensei ‘vou procurar me informar e vou perder esse medo’”, destacou.

O instrutor ressaltou que essas aulas são muito procuradas e importantes para que qualquer motorista consiga dirigir da melhor forma. “A nossa próxima e última aula será no sábado, dia 27, quando continuaremos realizando exercícios de pilotagem em situações adversas, técnicas de frenagem e de curva, dentre outros. Usamos essa didática para que o condutor entenda que o principal objetivo dessa formação é evitar e prevenir acidentes”, sublinhou.

Efijaide Carneiro, coordenadora desse curso e responsável por acompanhar o desenvolvimento, enfatizou que é essencial ter pessoas capacitadas para se defender no trânsito. “A nossa preocupação é no sentido de prevenir acidentes, porque um veículo nas mãos de uma pessoa não treinada pode se tornar uma arma”, frisou.