João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma completa dez anos e recebe “Selo Verde” e Certificação

segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 19:09 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Foto: Walter Rafael-Secom-PB

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está completando dez anos de prestação de serviços médicos na Paraíba com um saldo de mais de meio milhão de pessoas atendidas e a conquista de duas comendas importantes: o “Selo Verde”, por utilizar uma tecnologia de esterilização de materiais ecologicamente correta, e a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT), por atender dez requisitos exigidos pelo Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren/PB) desde a sua fundação.

As certificações foram entregues em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do hospital, que contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre servidores e representantes de instituições parceiras. Na oportunidade, uma poesia alusiva à data foi lida pela recepcionista Cristina Peres.

O diretor geral do Hospital de Trauma, Ginaldo Lago, creditou o recebimento da Certidão de Responsabilidade Técnica a todo o corpo técnico da enfermagem, que tem se esforçado para prestar o melhor atendimento aos pacientes. Ele disse que o hospital iniciou internamente o processo de “Acreditação”, uma espécie de ISO na área hospitalar voltado para a qualificação profissional, e lembrou que quase 500 pessoas já participaram de uma média de 15 palestras e treinamentos.

Ginaldo Lago lembrou a implementação do modelo de gestão pactuada pelo Governo do Estado, no início de julho, para dinamizar a estrutura e resgatar a dignidade dos colaboradores e a credibilidade da unidade junto à opinião pública. “Para conseguir o ‘Selo Verde’, o Governo pôs em operação a esterilizadora Sterrad, encaixotada há sete anos e a única com capacidade de 100 litros no Estado”, ressaltou.

Já o coordenador de gestão, Edmon Silva, disse que a meta do Governo e da atual administração é transformar o Trauma no melhor hospital da Paraíba e em um dos melhores do País. “Não é um processo rápido, mas com muita determinação e colaboração dos servidores iremos resgatar a melhoria dos serviços e a credibilidade do hospital”, comentou.

Estrutura – Edmon observou que o Trauma é um dos hospitais mais bem equipados, e conta com um excelente quadro de profissionais, o que o torna um dos melhores do País, se comparado a outras unidades hospitalares do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.

O ‘Selo Verde’ foi entregue ao diretor geral Ginaldo Lago pelo representante Norte e Nordeste da Linha ASP da Jonhson e Jonhson, Diniz Simões. Ele destacou que o método de esterilização sustentável adotado pelo Trauma é uma tecnologia “voltada para o futuro da nova geração, que precisa encontrar um planeta melhor”.

Foto: Walter Rafael-Secom-PB

Dentre os inúmeros benefícios, a esterilizadora Sterrad não utiliza água para processo de esterilização, tem baixo consumo de energia (equivalente ao consumo de uma TV), proporciona aumento da longevidade dos materiais e não libera resíduos pela rede de esgotos. Esse fatores credenciaram o Hospital de Trauma a receber o selo.