Fale Conosco

27 de agosto de 2012

Hospital de Trauma comemora Dia do Psicólogo



Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa promoveu na última sexta- feira (24), um culto ecumênico com representantes das igrejas Católica e evangélicas, distribuição de brindes e palestras sobre a profissão.

De acordo com a coordenadora do setor de psicologia, Anne Michelle Paiva, a psicologia hospitalar intervém na forma do paciente conceber e vivenciar as mudanças geradas pela patologia orgânica, pela hospitalização, pelos tratamentos e pela reabilitação, disponibilizando aos pacientes e familiares uma assistência humanizada. “O nosso trabalho busca oferecer a melhor forma de segurança e apoio para o paciente e seus familiares, ajudar no desenvolvimento da reflexão da equipe e encontrar a melhor maneira para sanar suas dificuldades operacionais”, explicou.

Para a psicóloga, Tânia Lima, trabalhar em um ambiente hospitalar é uma tarefa penosa, mas muito desafiadora, já que a alegria e dor são vivenciadas a todo o momento. “É gratificante quando vemos um paciente recuperado sair do hospital satisfeito com o atendimento e o tratamento recebido aqui no Trauma. Além disso, podemos fazer um elo entre o hospital e as famílias”, disse.

Na ocasião o diretor geral da instituição, Ginaldo Lago, ressaltou a importância dos profissionais na humanização hospitalar e o novo setor de acolhimento aos familiares que vai contar com uma sala para o atendimento psicológico de acompanhantes e visitantes. “Parabenizo a todos os profissionais de psicologia, o trabalho de vocês é de extrema importância na humanização desta Unidade de Saúde. Acredito que agora, com a construção do nosso novo setor de acolhimento, os profissionais terão um ambiente de trabalho mais apropriado para execução do oficio”, disse.

O Departamento de Psicologia do Hospital  funciona 24 horas e conta com uma equipe composta por 34 servidores,  que tem  como função atender não só ao paciente interno nas instalações, mas também a familiares, visitantes e membros da equipe multidisciplinar da unidade de saúde. Além do suporte ao tratamento, o setor oferece apoio, atenção, preparação do paciente para procedimentos cirúrgicos (pré e pós-operatório), exames, auxílio ao enfrentamento da doença e seu tratamento e atenção aos transtornos mentais associados à enfermidade.