João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma capacita funcionários para participar de Brigada de Incêndio

quinta-feira, 3 de setembro de 2015 - 18:58 - Fotos: 

Os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, começaram a participar nesta quinta-feira (3) do curso de brigada de incêndio, que se prolongará nos dias 15, 22, 24 e 25 de setembro. O curso está sendo ministrado por bombeiros civis, militares e técnicos de segurança e visa capacitar os profissionais da unidade de saúde na prevenção e combate a incêndios, em técnicas de evacuação de grandes áreas e a prestação dos primeiros socorros.A capacitação faz parte dos trabalhos do Programa de Educação Continuada desenvolvido na instituição.

Rivaldo Clementino Borba, palestrante e bombeiro civil, falou sobre a importância da Brigada de Incêndio dentro de um hospital. “Esperamos que nunca seja necessário os serviços dos brigadistas, mas, se for, os colaboradores vão estar capacitados para agirem, tanto na evacuação do local como também no combate ao incêndio de baixa complexidade e a prestação dos primeiros socorros às vitimas, evitando uma tragédia e salvando vidas”, explicou.

Segundo o colaborador, Jean Rodrigo Vitoriano, o curso é esclarecedor e servirá de aprendizado, no que diz respeito a como proceder em situações de emergência. “Estou gostando muito de participar deste curso, ele nos propicia um conhecimento técnico e prático de como agir em casos de incêndios e perigos em geral. Levarei os conhecimentos tanto para a minha vida profissional como pessoal.”, falou.

Normas Regulamentadoras -A ABNT NBR 14276 estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.