João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma adere à campanha de vacinação contra gripes

terça-feira, 26 de abril de 2011 - 11:42 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Vacinação no Hospital de Trauma. Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é um dos quatro grandes hospitais de João Pessoa a aderir à campanha de vacinação contra a gripe comum e a H1N1 iniciada na segunda-feira (25). A meta da unidade de saúde é imunizar pelo menos 80% dos funcionários, que corresponde a 1.440 pessoas, até a próxima sexta-feira (29).

De acordo com a enfermeira do trabalho Dayse Helen Carvalho Xavier, a medida visa principalmente à prevenção das doenças e promoção à saúde desses profissionais. “Nos últimos três meses, o hospital tem intensificado a realização desse tipo de campanha, pois entende que vai proporcionar um ganho na melhoria da qualidade de vida dos funcionários e conseqüentemente na prestação dos serviços”, destaca.

A nutricionista do Trauma, Flaviane Cirilo Caetano, foi uma das primeiras pessoas a receber a vacina na noite da segunda-feira (25) e reforçou a importância da medida para evitar as doenças, principalmente naqueles que lidam diretamente com os pacientes diariamente: “Como profissionais da saúde temos que estar imunes às patologias”, justificou.

O bem-estar que é proporcionado por essa ação também é compartilhado pelos profissionais de saúde, como é o caso de Luciana Fátima Mota, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que há dez anos trabalha na campanha: “É muito gratificante saber que estamos contribuindo para a saúde dessas pessoas”, revela.

A profissional, que atua como enfermeira do trabalho no Hospital de Trauma, lembra que nesta quinta-feira (28) a vacinação na unidade acontece das 18h às 22h, e na sexta-feira (29), das 8h ao meio dia, em frente à farmácia central. Ela pede a quem for se vacinar que levem o cartão de vacinação, mas garante que quem não portar o documento não ficará sem receber a dose da vacina que é aplicada de forma conjugada.

A campanha de vacinação contra as gripes comum e H1N1 começou nesta segunda-feira na Paraíba e se estende até o dia 13 de maio com a meta de imunizar 620 mil pessoas entre crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos, população indígena, gestantes e profissionais da saúde.