Fale Conosco

11 de maio de 2015

Hospital de Mamanguape realiza programação alusiva à Semana de Enfermagem



 

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM), que integra a rede hospitalar do Estado, iniciou nesta segunda-feira (11) a programação alusiva à I Semana da Enfermagem da unidade. O objetivo do evento, que começou às 9h30 e se estende por toda a semana, é desenvolver atividades de cunho científico-cultural e proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre a importância da autonomia da enfermagem enquanto membro da equipe multiprofissional que assiste o paciente no âmbito hospitalar.

De acordo com a diretora geral do HGM, Isis Unfer, a intenção em organizar um evento como este é reconhecer a importância da classe de enfermeiros. “A atuação da Enfermagem é muito importante na prevenção, combate e continuidade do tratamento das diversas patologias. Podemos dizer que não seria possível constituir um serviço de saúde sem o profissional de Enfermagem.  Tendo em vista que no dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, resolvemos organizar este evento homenageando a classe por toda preparação, pesquisa, estudo, doação, esforços, competência e profissionalismo dedicados à profissão e ao enfermo”, disse ela.

Elevar a autoestima dos funcionários também está entre os objetivos do evento. “Para nós, gestores, é muito importante proporcionar momentos de integração entre funcionários – cerca de 150 – que compõem o corpo de Enfermagem do HGM e realizar atividades nas unidades que possibilitem o bem-estar dos funcionários, promovendo a melhora de sua auto-estima”, comentou Isis.

Durante toda a semana serão ofertadas palestras e treinamentos para os profissionais de enfermagem. O temaAutonomia será abordado com destaque, buscando motivar os profissionais e levá-los a uma reflexão técnico-humanística acerca do serviço dispensado pelo profissional aos seus pacientes. “Teremos, também, palestras sobre a assistência de Enfermagem ao recém-nascido, com enfoque humanizado no banho; o resgate da autonomia do Enfermeiro durante a abordagem ao paciente crítico; e capacitação em tratamento de feridas”, elencou a diretora geral.

Um serviço de “Dia da Beleza”, oferecido em parceria com empresas de estética da comunidade, também está na programação. “Será disponibilizada uma equipe para prestar cuidados estéticos como maquiagem e limpeza de pele para as funcionárias. Serão distribuídos brindes e uma equipe de nutricionistas fará avaliação nutricional da nossa equipe de Enfermagem”, afirmou Isis Unfer.

Isis mencionou, ainda, que a população também sai ganhando com a promoção de ações como esta. “Com o aperfeiçoamento das habilidades, atualização dos conhecimentos e técnicas de trabalho, os profissionais da Enfermagem do Hospital Geral de Mamanguape estarão mais capacitados para prestarem uma assistência de Enfermagem à população de forma segura e com qualidade”.

Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) – É comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial, 12 de maio, foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade. Esta data foi instituída em homenagem ao nascimento, em 1820, de Florence Nightingale, a precursora da enfermagem moderna.

Hospital Geral de Mamanguape – Construído pelo o Governo da Paraíba e inaugurado em julho de 2014, o Hospital Geral de Mamanguape (HGM) vem se consolidando como referência em atendimento em saúde pública no Estado. O Governo do Estado investiu mais R$ 11 milhões na construção e estruturação da unidade de saúde.

De acordo com Secretaria de Estado da Saúde, o HGM responde por 95% dos casos de alta complexidade da região (todo o Vale Mamanguape, composto por 11 municípios). Só no mês de abril, em 2015, foram realizados 7 mil atendimentos.