João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Mamanguape realiza mutirões de cirurgias durante mês de fevereiro

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 - 17:00 - Fotos: 

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) realiza uma série de mutirões de cirurgias eletivas durante todo mês de fevereiro. As primeiras operações foram realizadas no último sábado (7) em 16 pacientes com diagnósticos de hérnia, vesícula, fimose, hemorróida e outros procedimentos mais simples. Os mutirões seguintes estão previstos para os próximos dias 14, 21, 26 e 28.

De acordo com o diretor-médico do HGM, Bernardo Moreira de Oliveira, a triagem dos pacientes não é feita pelo hospital, mas sim pelas Secretarias de Saúde dos municípios do Vale do Mamanguape. “Os médicos dos municípios analisam cada caso, realizam os exames pré-operatórios e, apenas depois, devem fazer o encaminhamento. Só podemos realizar as cirurgias depois de cumpridas esta etapa. Por isso, a importância do encaminhamento formal.”, afirmou.

A estrutura do Bloco Cirúrgico do HGM conta com duas salas exclusivas para cirurgias eletivas e todo equipamento necessário para prestar o melhor atendimento. Os mutirões contam com quatro cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e toda equipe treinada para atender com humanidade os casos encaminhados pelos municípios que compõem o Vale do Mamanguape.

O diretor-geral do HGM, Adalberto Ribeiro, acredita que os mutirões servem para dar agilidade no atendimento. “Muita gente espera meses por uma simples cirurgia. Queremos fazer a diferença e oferecer este serviço público com rapidez e qualidade. As pessoas que precisarem realizar as cirurgias eletivas devem procurar o posto de saúde mais próximo do seu município de origem”, reforçou. Os mutirões são realizados das 7h às 19h.