João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Mamanguape abre as portas para o Círculo do Coração e realiza mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas

quinta-feira, 16 de abril de 2015 - 17:19 - Fotos: 

O Hospital Geral de Mamanguape, que faz parte da rede hospitalar estadual, abre as portas para o Círculo do Coração e realiza mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas, dando suporte ao projeto que vem sendo realizado desde 2011, por meio de uma parceria do Governo do Estado da Paraíba com a Rede de Cardiologia PB-PE.

Atualmente, o Complexo de Pediatria Arlinda Marques é o hospital de referência para realizar as operações. “Semanalmente, realizamos uma média de cinco cirurgias pediátricas cardíacas. Com a entrada do Hospital de Mamanguape, o projeto terá um grande avanço com a descentralização do serviço para o interior do estado”, disse o diretor geral do Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza.

O Hospital Arlinda Marques passará por uma grande reforma, que terá a estrutura física totalmente ampliada, com reestruturação do bloco cirúrgico, passando a funcionar nos mais altos padrões de qualidade, se nivelando aos melhores centros cirúrgicos pediátricos do país. Além disso, ganhará um novo gerador, com potência dobrada e transformador de 750 KVA, o que permitirá a ampliação de todos os serviços ofertados na unidade. Em virtude da reforma no Arlinda Marques, a unidade hospitalar de Mamanguape dará um apoio, contribuindo com a continuidade dos mutirões de cirurgias cardíacas pediátricas.

Como marco do mutirão das cirurgias, está sendo programada para a segunda quinzena de maio 20 cirurgias em uma semana. Para as intervenções serão disponibilizados seis leitos da UTI; 15 de enfermaria e mais uma casa de apoio do Hospital de Mamanguape.

Com o objetivo de auxiliar na implantação das ações dentro do Hospital de Mamanguape, objetivando garantir a melhoria do atendimento integral ao usuário, nesta quarta-feira (15), a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, acompanhou no Hospital Geral de Mamanguape a visita de uma equipe do Hospital Real Português, de Pernambuco, integrante do Círculo do Coração. “A unidade está em excelentes condições para realizar o mutirão. Tem toda infraestrutura necessária para a ação: serviços de limpeza adequados; equipamentos em boas condições de uso e um atendimento bastante humanizado”, observou a cirurgiã cardíaca pediátrica, do Real Português, Sheila Hazin.

“O maior legado da humanização é o resgate ético de si mesmo”, afirma a secretária Roberta Abath, durante as visitas técnicas nas unidades hospitalares da rede estadual. Ela ainda destacou que se cada um, dentro do exercício profissional, fizer o melhor pelo paciente como se fosse para si mesmo, teremos uma saúde melhor.

Com a entrada do Hospital de Mamanguape, o Círculo do Coração passa a ter 22 unidades, em todo estado (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Esperança, Itaporanga, Picuí, Santa Rita, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Pombal).

Estrutura: O Hospital Geral de Mamanguape conta com 70 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 10 de pediatria, 20 em clínica médica, 15 em clínica cirúrgica e 15 maternos.

A unidade é referência no atendimento de urgência e emergência clínica adulto e infantil, materno (partos de risco habitual), além de cirurgias eletivas. Realiza exames de raio x, laboratorial e eletrocardiograma. Mensalmente, o hospital realiza uma média de 4,9 mil atendimentos, 100 cirurgias e chega a realizar até 104 partos, entre cesáreas e normal.

O HGM está localizado em Mamanguape, na Rua Walfredo de Almeida, Bairro Areal, s/nº. Telefones: (083) 3090-9052/3292-9050.

Arlinda Marques - No início deste mês, a unidade recebeu a visita da equipe do Círculo do Coração de Pernambuco e da ONG internacional Children’s Heart Link. O diretor para o Brasil, China e Malásia da organização mundial que reúne instituições de vários países para intercâmbio em cirurgia cardíaca infantil, Andreas Tsakistos,  ficou impressionado com o que viu. “Já tinha ouvido falar do trabalho desenvolvido na Paraíba e fiquei muito impressionado com o que encontrei aqui. A Paraíba hoje é exemplo para todo o Brasil. É importante essa troca de conhecimentos, para que as crianças cardíacas possam cada dia mais ter acesso aos serviços e cuidados necessários”, destacou.

O chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), Ulisses Alexandre Croti, parabenizou a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Círculo do Coração pelo serviço que vem sendo ofertado às crianças cardiopatas. “Essa parceria tem sido fundamental para o serviço de alto nível que vem sendo oferecido. Sem essa interação Estado-Hospital-Prestadores de serviço nada acontece”, disse.

Dados – O aporte do Governo, por meio do financiamento de recursos da Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu realizar 80 mil triagens neonatais, 7 mil consultas e ecocardiogramas, mais de 4 mil atendimentos através das caravanas, 800 capacitações profissionais, além de 330 cirurgias no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, referência na área, e mais 62 outras cirurgias, no Recife, de pacientes cardiopatas paraibanos.

A parceria entre o Governo do Estado e a Associação Círculo do Coração foi assinada em outubro de 2011. O Círculo do Coração de Pernambuco é uma entidade civil sem fins lucrativos, iniciada em julho de 1994 pelos integrantes da Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal (UCMF) do Real Hospital Português (RHP). Seu principal objetivo é viabilizar o tratamento de crianças carentes, portadoras de doenças cardíacas.